
Com estreia marcada para 20 de julho nos cinemas brasileiros, o filme live-action da Barbie é um dos mais aguardados do ano. Em entrevista à revista norte-americana Architectural Digest, a diretora Greta Gerwig revelou que o processo de montagem dos cenários do longa gerou uma escassez mundial temporária de uma tonalidade fluorescente de rosa (Red 5780), da marca Rosco, devido à grande quantidade de tinta que a equipe precisou utilizar.
— O mundo ficou sem rosa — disse Greta, aos risos, durante a entrevista.
Segundo Sarah Greenwood, designer de produção do longa, o tom fluorescente da cor foi usado em excesso para reproduzir uma versão "em tamanho real" da famosa casa da boneca. Para isso, ela e a decoradora de set Katie Spencer criaram uma escala que desse o efeito de o elenco ser maior em relação às casas, mas pequenos na proporção geral.
— Nos esforçamos para deixar a Barbie real, em um mundo irreal — disse Sarah.
Greta ainda deu mais detalhes sobre sua visão estética para o filme.
— Estávamos literalmente criando o universo alternativo de Barbie Land. Eu queria que os rosas fossem bem brilhantes e que tudo fosse quase exagerado — esclareceu.
Sarah e Katie já trabalharam nos cenários de grandes produções como Orgulho e Preconceito (2005) e Anna Karenina (2012).
Greta deu alguns spoilers do trabalho da dupla nesse novo trabalho:
— Por que descer as escadas quando você pode escorregar até a piscina? Por que subir degraus quando você pode usar um elevador que combina com o seu vestido. Não há nenhuma parede nem portas. As casas de boneca presumem que você nunca tem nada que deseja tornar privado. Não há lugar para se esconder — refletiu.
O filme
O longa é estrelado por Margot Robbie, que interpreta a boneca Barbie, e por Ryan Gosling, que interpreta o boneco Ken.
Na história, a protagonista nota acontecimentos atípicos em Barbielândia e percebe uma alteração em seus pés, que agora tocam o chão, o que causa espanto em suas amigas. Para resolver a situação, ela precisa ir para o mundo real, junto com seu parceiro Ken. Ao longo da trama, os bonecos começam a viver situações desafiadoras, bem diferentes da perfeição idealizada no mundo de plástico.
Os cenários do filme foram erguidos nos estúdios da Warner Bros., em Los Angeles, nos Estados Unidos. Greta Gerwig dirige o filme e também assina como roteirista, ao lado de Noah Baumbach.