Após ter surpreendido ao ser indicada ao Oscar 2023 de melhor atriz — mesmo sem aparecer nas principais premiações que antecedem a distinção considerada a mais importante do cinema — Andrea Risenborough pode ser desclassificada da competição pela estatueta dourada.
De acordo com o site Puck, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pelo Oscar, vai investigar se a campanha por trás da indicação da atriz britânica foi ilegal e se descumpriu regras do estatuto. Andrea foi nomeada ao prêmio por sua atuação no filme To Leslie.
A questão será debatida na próxima terça-feira (31), durante a reunião do conselho de governadores da organização que concede o Oscar. E, caso seja confirmado que a campanha para a nomeação da atriz ao prêmio tenha sido ilegal, ela deixará de participar da disputa.
A publicação aponta que, segundo o estatuto das campanhas para o prêmio, é extremamente proibido "entrar em contato com os membros da Academia diretamente e de maneira fora do escopo das regras para promover um filme ou uma conquista para a consideração do Oscar".
O problema é que a campanha para a nomeação da atriz foi essencialmente feita por meio de postagens nas redes sociais de atores e jantares organizados por nomes como Courteney Cox, Gwyneth Paltrow, Jennifer Aniston, Demi Moore, entre muitos outros nomes de peso de Hollywood.
Além disso, o site reforça que diversos atores, como Mary McCormack, enviaram e-mails a votantes do prêmio para que assistissem ao filme e indicassem Andrea ao prêmio de melhor atriz, mesmo que ela não tivesse marcado o seu nome como um dos principais deste ano para o Oscar — até mesmo pelo baixo orçamento de marketing de seu longa.
Vale lembrar que, em 2014, a Academia rescindiu uma indicação para o compositor Bruce Broughton e sua música Alone Yet Not Alone do filme do homônimo, porque foi descoberto que ele "pressionou indevidamente" mais de 70 membros dos votantes da ala musical da Academia para indicar a canção.
A 95ª cerimônia do Oscar está marcada para 12 de março de 2023 e terá apresentação de Jimmy Kimmel.