A lista de indicados ao Oscar 2023 foi anunciada na manhã desta terça-feira (24) e já está dando o que falar. A relação de concorrentes da premiação trouxe alguns nomes inesperados — e que foram celebradas pelo público —, mas também ausências que não agradaram.
Uma das principais surpresas foi a indicação de Paul Mescal à categoria de Melhor Ator por seu papel em Aftersun. Apesar de não estar entre os mais cotados, havia uma campanha para que o ator fosse considerado, o que levou o anúncio a ser bem recebido. Outras indicações inesperadas foram as de Andrea Riseborough ao título de Melhor Atriz, por To Leslie, e de Judd Hirsch ao de Melhor Ator Coadjuvante, pelo seu Tio Sam de Os Fabelmans.
A supremacia de Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo não foi exatamente uma surpresa, mas também foi celebrada por quem aguardava o anúncio. O filme está concorrendo em 11 categorias, incluindo a de Melhor Filme, e lidera a lista de mais indicados. A protagonista Michelle Yeoh concorre ao prêmio de Melhor Atriz e, além de ser a primeira mulher asiática indicada na categoria, pode se tornar, também, a primeira atriz asiática a levar a estatueta.
E por falar em pioneirismos, Angela Bassett se tornou a primeira atriz a ser indicada ao Oscar por um filme da Marvel. O estúdio, famoso pelas produções de super-heróis, nunca havia sido considerado em uma categoria dedicada à atuação, somente nas técnicas. A artista conquistou o feito por seu papel em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, no qual vive Ramonda, a mãe de T'Challa (Chadwick Boseman). A indicação também foi recebida com entusiasmo pelo público.
Esnobados
O que não pegou bem, porém, foi a lista de "esnobados" do Oscar 2023. A principal decepção do anúncio veio com ausência de Viola Davis entre as indicações para Melhor Atriz. Ela era cotada para a categoria por conta de sua atuação como a protagonista de A Mulher Rei, longa estrelado por atrizes e atores negros, mas ficou de fora, assim como os colegas.
Lashana Lynch, cotada para Melhor Atriz Coadjuvante, e a diretora Gina Prince-Bythewood também não foram consideradas. No fim das contas, A Mulher Rei não recebeu nenhuma indicação ao Oscar 2023, apesar de ser um dos filmes mais aclamados da última temporada. A Academia de Hollywood está sendo criticada por isso.
Babilônia, que também estava cotado para brilhar no Oscar 2023, não conseguiu emplacar indicações nas categorias principais. Brad Pitt e Margot Robbie, as estrelas da produção, foram esnobados na disputa pelas estatuetas de Melhor Ator e Melhor Atriz.
Outra esnobada da premiação é a cantora Taylor Swift. Ela era cotada para a categoria de Melhor Canção Original por Carolina, presente na trilha sonora do filme Um Lugar Bem Longe Daqui, mas acabou não sendo indicada. A ausência da popstar chama atenção, mas não vem sendo tão questionada pelo público quanto a de Mulher Rei, por exemplo.
Um destaque vem também das categorias musicais: as divas pop Rihanna e Lady Gaga estão concorrendo à estatueta de Melhor Canção Original. Rihanna foi indicada por Lift Me Up, trilha do filme Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, enquanto Gaga concorre com Hold My Hand, de Top Gun: Maverik. A categoria traz também David Byrne, ex-Talking Heads, que ao lado de Mitski, Ryan Lott e do trio Son Lux disputa com a música This is a life, de Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo.
Já no campo das curiosidades está a presença de Tom Cruise entre os possíveis premiados pela produção de Top Gun: Maverick, que concorre ao título de Melhor Filme e disputa em outras quatro categorias. Cruise estava cotado para Melhor Ator, o que não se concretizou (ele é, então, mais um esnobado), mas acabou presente na lista por tabela, devido às indicações de Maverick. Com isso, o ator quebrou um jejum de 23 anos sem ser indicado ao Oscar.