Não serão poucos os filmes que chegarão aos cinemas nacionais em 2023 e que devem disputar a atenção do público. Novamente, diversas continuações de sucessos tomarão conta das telas, bem como remakes e adaptações, mas títulos originais também brigam por espaço, bem como produções que já estrearam no Exterior e desembarcam ao Brasil neste novo ano.
Obviamente, os próximos 12 meses também contarão com uma nova enxurrada de produções do Universo Cinematográfico Marvel — e, para não ocuparem vagas de títulos mais criativos, ficarão de fora da lista. Mas vale apontar que Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania e Guardiões da Galáxia Vol. 3 devem se destacar entre os títulos do estúdio.
Além disso, a DC Comics deve marcar presença, mas, com seu universo sendo rebootado, os filmes deverão ter pouca importância para o futuro da franquia — até mesmo o polêmico The Flash não deve ter grande impacto nos novos rumos — e, portanto, também não figurará nos mais aguardados.
Os filmes mais aguardados para 2023
- Os Fabelmans (12 de janeiro)
Um dos títulos que devem brigar pelo Oscar, o filme dirigido por Steven Spielberg é inspirado na infância do próprio cineasta. Na trama, um jovem chamado Sammy Fabelman (Gabriel LaBelle) cresce no Arizona da era pós-Segunda Guerra Mundial e, após descobrir um segredo de família, passa a explorar como o poder dos filmes pode ajudá-lo a ver a verdade. No elenco, ainda estão nomes como Michelle Williams, Paul Dano e Seth Rogen.
- Os Banshees de Inisherin (2 de fevereiro)
Um dos filmes mais aclamados lançados no Exterior em 2021 e que deve estar firme na disputa pelo Oscar, a produção se passa em uma ilha remota na costa oeste da Irlanda. Por lá, Pádraic (Colin Farrell) e Colm (Brendan Gleeson) são melhores amigos de longa data. Certo dia, porém, Colm decide pôr fim na amizade repentinamente, e a decisão gera consequências alarmantes para ambos. O título tem direção de Martin McDonagh (Três Anúncios Para um Crime).
- A Baleia (9 de fevereiro)
Com uma das atuações mais comentadas dos últimos anos, Brendan Fraser vive Charlie, um professor de inglês recluso, que vive com obesidade severa e luta contra um transtorno de compulsão alimentar. Em busca de redenção, ele tenta reparar os erros do passado e se reconectar com Ellie (Sadie Sink), sua filha adolescente que abandonou ao se apaixonar por outra mulher. Com direção do polêmico Darren Aronofsky (Cisne Negro), o filme deve conquistar indicação ao Oscar de Melhor Ator.
- Meu Nome é Gal (8 de março)
Cinebiografia da icônica cantora baiana Gal Costa. A trama, protagonizada por Sophie Charlotte, acompanha a trajetória de Maria da Graça Costa Penna Burgos antes de se tornar a famosa artista. Assim, o longa mostra que a cantora, tímida quando criança, decidiu se arriscar na vida e se mudar para o Rio de Janeiro quando tinha 20 anos. A narrativa mostra a jornada de Gal durante anos violentos, inovadores e estonteantes que ajudaram a dar forma a maior cantora brasileira.
- Super Mario Bros. - O Filme (30 de março)
Adaptação da aclamada série de jogos da Nintendo, a animação acompanha a jornada do encanador Mario que, junto de seu irmão Luigi, acaba indo parar no Reino dos Cogumelos, governado pela Princesa Peach. O lugar, porém, é ameaçado pelo rei dos Koopas, Bowser, que faz de tudo para conseguir reinar em todos os lugares. Do mesmo estúdio que produziu Meu Malvado Favorito e Minions, Super Mario Bros. - O Filme conta em seu elenco de vozes originais com Chris Pratt, Anya Taylor-Joy e Jack Black.
- A Pequena Sereia (25 de maio)
Remake em live-action da clássica animação da Disney, a produção gerou polêmica ao escalar Halle Bailey, atriz e cantora negra, para interpretar Ariel. Felizmente, as críticas preconceituosas não foram consideradas e o filme segue sendo uma das grandes apostas do estúdio do Mickey. Dirigido por Rob Marshall (Chicago), o longa ainda conta com Melissa McCarthy e Javier Bardem no elenco.
- Homem-Aranha: Através do Aranhaverso (1 de junho)
Continuação do vencedor do Oscar de Melhor Animação em 2019, Homem-Aranha no Aranhaverso, a nova aventura de Miles Morales mostra o Amigão da Vizinhança encontrando uma equipe de Pessoas-Aranha encarregada de proteger a existência do multiverso. Mas, quando os heróis entram em conflito sobre como lidar com uma nova ameaça, Miles precisa repensar o que significa ser um herói para salvar as pessoas que mais ama. E, pelo trailer, a aventura será tão estilosa e frenética quanto o filme anterior.
- Indiana Jones e o Chamado do Destino (29 de junho)
Depois de um quarto capítulo não muito querido pelos fãs, lançado em 2008, Indiana Jones volta para uma nova aventura, novamente vivido por Harrison Ford, aos 80 anos. A trama se passa após os eventos da Segunda Guerra Mundial e em meio à corrida espacial. Já a luta será contra os nazistas. Pela primeira vez, Steven Spielberg não vai dirigir a saga do personagem — o cargo foi passado para James Mangold (Logan). Mads Mikkelsen, Antonio Banderas e Phoebe Waller-Bridge também estão no elenco.
- Barbie (20 de julho)
Com apenas um teaser enigmático lançado até o momento, em que traça um paralelo com o clássico 2001: Uma Odisseia no Espaço, Barbie já conta com uma legião de fãs — e de memes carinhosos — na internet. Estrelado por Margot Robbie e por Ryan Gosling, o filme é comandado por Greta Gerwig (Adoráveis Mulheres) e deve contar a história de uma Barbie que não se encaixa na Barbieland. Após ser expulsa do local, ela passa a procurar o seu lugar no mundo e, na jornada, descobre que a beleza está no interior de cada um. Também estão no elenco nomes como Simu Liu, Michael Cera, Ncuti Gatwa e Will Ferrell.
- Oppenheimer (20 de julho)
Brigando diretamente com Barbie, Oppenheimer espera que o poder da bomba seja maior que o da boneca. O novo filme de Christopher Nolan (Interestelar) conta a história do físico que dá nome ao longa e que chefiou o Laboratório de Los Alamos, no Novo México, durante a Segunda Guerra Mundial, onde desenvolveu as primeiras armas nucleares. O filme tem como grande trunfo para conquistar o público o seu elenco repleto de estrelas, como Cillian Murphy, Matt Damon, Emily Blunt, Robert Downey Jr., Florence Pugh, entre muitos outros.
- Duna – Parte 2 (2 de novembro)
Sequência do belíssimo sucesso de 2021, a produção novamente comandada por Denis Villeneuve mostrará um novo capítulo da história de Paul Artreides (Timothée Chalamet), que se une a Chani (Zendaya) e aos Fremen em busca de vingança contra os conspiradores que destruíram a sua família, além de tentar prevenir o universo de um terrível futuro que apenas ele consegue ver. Baseado na obra de Frank Herbert, o longa ainda traz de volta nomes como Rebecca Ferguson, Javier Bardem e Josh Brolin. Já Florence Pugh, Léa Seydoux e Austin Butler são as novidades no elenco.
- Napoleão (sem data definida)
O ator Joaquin Phoenix e o diretor Ridley Scott se unem novamente, mais de duas décadas depois de Gladiador, para contar a história de Napoleão Bonaparte. O filme, então, narra a rápida ascensão do imperador francês através do prisma do relacionamento com sua primeira esposa, a imperatriz Josephine (Vanessa Kirby), seu único amor. Recentemente, Scott revelou que o longa teve que ser reescrito por causa de questionamentos levantados por Phoenix, o que aumenta a curiosidade pelo projeto.
- Killers of the Flower Moon (sem data definida)
Novo projeto de Martin Scorsese, o filme se passa na década de 1920, quando misteriosos assassinatos acontecem na tribo indígena de Osage, em Oklahoma, no Estados Unidos — uma terra rica em petróleo. O caso foi investigado pelo FBI, que tinha acabado de ser criado na época. A produção marca mais uma colaboração de Scorsese com Leonardo DiCaprio e com Robert De Niro, o que gera uma grande expectativa por parte dos fãs do trio. Jesse Plemons e Brendan Fraser também estão no elenco.
Outros lançamentos de destaque
- Pânico IV (9 de março)
- O Urso do Pó Branco (9 de março)
- John Wick – Baba Yaga (23 de março)
- Renfield (4 de maio)
- Velozes e Furiosos 10 (18 de maio)
- Elementos (15 de junho)
- Missão: Impossível 7 - Acerto de Contas: Parte Um (13 de julho)
- Silvio Santos – O Sequestro (7 de dezembro)
- Wonka (14 de dezembro)