Emblemático filme de terror de 1987 que virou franquia, Hellraiser acaba de ganhar uma nova versão. O longa de mesmo nome entrou nesta sexta-feira (7) para o catálogo da plataforma Hulu, nos Estados Unidos. No Brasil, a produção deve ser disponibilizada no Star+, mas não há confirmação de data.
Hellraiser (2022) traz a visão do diretor David Bruckner para a história escrita por Clive Barker e intitulada The Hellbound Heart, que inspirou o filme original. A personagem mais conhecida do longa é Pinhead, líder dos Cenobitas e interpretada na nova versão por Jamie Clayton (de Sense8).
Antes mesmo da estreia do novo filme, Hellraiser já contava com 82% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes, famoso agregador de avaliações de cinema e televisão, contando com 50 avaliações. Na manhã desta sexta, a média na plataforma caiu para 72%, agora com 72 críticas.
Embora muitos tenham elogiado a nova versão, alguns críticos se decepcionaram com o longa. Uma das avaliações opina que o remake é desnecessário e não é tão inovador quanto foi o primeiro. Outros citam que é um belo recomeço para a franquia, que deve ganhar novas sequências. Vale lembrar que nenhum dos filmes derivados do original tiveram o mesmo sucesso de crítica e de público que a produção de 1987.
Quase todas as sequências foram criticadas devido à temática, que ficou muito distante da história original de Barker. Tanto o remake quanto as possíveis sequências devem ser mais fiéis ao texto, o que já se vê com a escalação de Jamie para o papel de Pinhead, personagem feminina na história original que foi interpretada por um homem nos filmes anteriores.