O cineasta Bob Rafelson, cocriador de Os Monkees e diretor do filme Cada um Vive como Quer, morreu no sábado (23), aos 89 anos. A notícia foi divulgada pelo músico dos Monkees, Micky Dolenz, no Twitter.
Rafelson morreu em casa, na cidade de Aspen, nos Estados Unidos. "Infelizmente, Bob faleceu ontem à noite, mas eu tive a chance de enviar uma mensagem para ele dizendo o quão eternamente grato eu estava por ele ter visto algo em mim. Obrigado do fundo do meu coração, meu amigo", publicou Dolenz.
Os Monkees foi uma série de comédia de TV dos anos 1960, que contava a história de um quarteto de rock, inspirado nos Beatles. A banda foi criada para a atração televisiva. A produção rendeu ao diretor um Emmy de melhor série de comédia, ao lado de Bert Schneider, em 1967.
Rafelson ficou conhecido por seu trabalho durante a era New Hollywood e trabalhou frequentemente com o ator Jack Nicholson. Alguns exemplos da parceria são os filmes Cada um Vive como Quer, que rendeu ao diretor duas indicações ao Oscar, de melhor filme e roteiro em 1971, e O Destino Bate à sua Porta (1981).