Depois de quase dois anos de adiamentos — primeiro, por complicações com a Ancine (Agência Nacional do Cinema) e, depois, por conta da pandemia de covid-19 —, Marighella finalmente chegará às salas de cinema brasileiras. O primeiro longa-metragem dirigido por Wagner Moura será lançado em 4 de novembro, exatamente 52 anos após a morte de Carlos Marighella.
Marighella é baseado na biografia homônima lançada em 2012 e escrita por Mário Magalhães, que conta a história do poeta, escritor e guerrilheiro Carlos Marighella, um dos protagonistas na luta contra a ditadura militar no Brasil (1964-1985). Seu Jorge é responsável por viver o personagem principal no longa que também conta com Bruno Gagliasso, Adriana Esteves, Herson Capri e Humberto Carrão no elenco.
A produção focará nos últimos anos do revolucionário. Comandando um grupo de jovens guerrilheiros, Marighella tenta divulgar sua luta contra o controle militar para o povo brasileiro, mas a censura o descredita. Seu principal opositor é Lucio (Gagliasso), policial que o rotula de inimigo público número 1 da ditadura.
O filme fará seu lançamento no Brasil depois de passar por diversos festivais mundo afora, entre Berlim, Seattle, Hong Kong, Sydney e Havana. Marighella terá sessões de pré-estreia a partir do dia 1 de novembro.