O Cine Grand Café, novo nome do Guion Center, está entrando na reta final das obras para a reabertura ao público. O cinema no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, deverá ter sua pintura concluída nesse fim de semana. Depois disso, serão realizadas a higienização dos ambientes e a instalação da parte de tecnologia, como o cabeamento para internet e outras operações internas.
De acordo com Henrique de Lima Freitas, consultor do projeto, as próximas duas semanas também serão utilizadas para instalar um toldo na área externa para a montagem do bistrô, que funcionará na parte da frente do Cine Grand Café. Ali, além de funcionar um café, haverá um palco apto a receber pocket shows e eventos sociais.
Conforme o andamento das obras, a expectativa é que o cinema reabra as portas entre os dias 4 e 18 de novembro, em uma quinta-feira, aproveitando o dia de estreia de novos filmes. O que ainda impacta na decisão da data é a parte burocrática em relação à documentação do espaço, de acordo com Freitas.
Já dentro das salas de exibição, foram realizadas reformas pontuais e substituição de algumas poltronas. Em entrevista à Rádio Gaúcha em setembro, o dono do empreendimento, o médico Marcelo Tiburi, afirmou que a programação do espaço mesclará filmes de arte com blockbusters.
— O entretenimento está ligado ao cinema e também é arte. Vai ter essa mescla de arte e entretenimento, com mostras, festivais e estou com a ideia de passar filmes antigos, ter sessões comentadas, temáticas. Tudo o que for cinema de qualidade, fora do circuito comercial, estará ali — prometeu Tiburi no Gaúcha Atualidade.
No final de agosto, o Guion Center anunciou o encerramento de suas atividades após 26 anos. Semanas depois, o espaço cultural foi adquirido pelo novo proprietário. Além de Tiburi e Freitas, o projeto do espaço cultural é assinado pela arquiteta Carla Monteiro Rosário, que administrou a reforma, e o jornalista e curador Roger Lerina, que gerencia a programação dos filmes.