Um foguete Soyuz decolou nesta terça-feira (5) com a atriz Yulia Peresild e o cineasta Klim Shipenko a bordo, com a missão de rodar o primeiro filme da história no espaço, segundo imagens exibidas ao vivo pela agência espacial russa Roscosmos. A atriz e o cineasta estão acompanhados do cosmonauta Anton Shkaplerov.
O foguete partiu da base de Baikonur, no Cazaquistão, e tinha previsão de chegar à Estação Espacial Internacional (ISS) às 12h12min GMT (9h12min de Brasília), segundo o plano de voo. Peresild e Shipenko terão 12 dias para filmar o longa-metragem que tem o título provisório de O Desafio.
A produção, que ainda não tem data de estreia definida, foi classificada como um "drama espacial". O projeto terá coprodução de Dmitri Rogozin, diretor da agência espacial russa.
Em agosto do ano passado, Tom Cruise anunciou um projeto similar, confirmado pelo diretor da Nasa Jim Bridenstine. De acordo com o anúncio, as gravações também devem ser realizadas na ISS. Ainda sem roteiro, o longa vai ter direção de Doug Liman, que já trabalhou com Cruise em Feito na América.