Michael Keaton será o Batman novamente aos 69 anos — ele completa 70 em menos de um mês. O astro vestirá o manto do Homem-Morcego mais uma vez em The Flash, filme da DC Comics previsto para 2022. A última vez que o ator deu vida ao personagem foi em Batman: O Retorno, de 1992.
Em entrevista ao The Hollywood Reporter, Keaton explicou os motivos que o levaram a aceitar encarnar, mais uma vez, o Homem-Morcego. E, segundo o ator, vestir o uniforme novamente era um desejo antigo.
— Honestamente, lá no fundo da minha cabeça, sempre pensei: "Aposto que dou conta de voltar e quebrar tudo com aquele filho da p***". Aí eu pensei: "bem, agora que eles estão me chamando, deixa eu ver se realmente dou conta" — explicou Keaton.
Porém, mesmo com a empolgação de voltar a interpretar o herói, o ator destacou que teve dificuldade para compreender a trama do filme do Flash, que envolve mistura de realidades paralelas, o que resulta na presença de mais de um Batman.
— Eu precisei ler (o roteiro) mais de três vezes até perguntar: "espera aí, como isso funciona?". Eles precisaram me explicar várias vezes. Aliás, não estou sendo arrogante, eu espero, em relação a isso. Não digo isso querendo dizer "sou exigente demais". Sou estúpido. Há muita coisa que não entendo. Sempre acabo entendendo, mas dessa vez foi diferente — confessou.
Vinte e nove anos depois de ter vivido o herói pela última vez — a primeira foi em 1989, com Batman—, Keaton acredita que, agora, entende melhor as motivações e os dramas do personagem.
— O que é realmente interessante é que compreendo (o Batman) muito melhor agora que voltei a fazê-lo. Compreendo em um outro nível atualmente. Eu o respeito. E respeito o que as pessoas estão tentando fazer. Nunca vi nada disso como "ah, é só uma bobeira". Não era uma bobeira quando fiz o Batman — disse.
Além de Keaton, o Batman também será vivido em The Flash por Ben Affleck, reunindo encarnações do herói em múltiplas realidades. A direção do filme é de Andy Muschietti, responsável pelos dois filmes de It: A Coisa.