A Netflix anunciou nesta segunda-feira (21) que fechou um acordo com o aclamado cineasta Steven Spielberg. De acordo com o The Wall Street Journal, a parceria com a produtora de Spielberg, Amblin Partners, prevê o lançamento de diversos filmes inéditos ao longo dos próximos anos. A duração exata do contrato não foi revelada.
O acordo com a plataforma de streaming não afeta a relação do cineasta com a Comcast, empresa da Universal Pictures. Os primeiros filmes da Amblin para a Netflix devem chegar à plataforma somente no final do ano.
— Ficou muito claro que tínhamos uma oportunidade incrível de contar novas histórias juntos e chegar ao público de novas maneiras — disse Spielberg sobre o acordo.
Para a Netflix, o contrato significa um aumento ainda maior na produção de filmes originais do serviço. Somente em 2021, a empresa pretende produzir 60 longas-metragens. Além disso, a associação com o diretor de Tubarão, E.T. O Extraterrestre, Jurassic Park e outros sucessos vem em boa hora para a plataforma, que enfrenta a concorrência da gigante Walt Disney, com o Disney+, e da Amazon, com o Prime Video, que recentemente comprou o estúdio MGM e agora é dona da franquia James Bond.
O acordo foi fechado três anos após Spielberg ter criticado a inclusão de filmes feitos para a plataforma nas indicações ao Oscar. Em 2018, o cineasta sugeriu que as produções fossem barradas da premiação.