Michael Jackson tentou fazer parte da trilha sonora da animação O Corcunda de Notre Dame (1996), mas foi barrado pela Disney. A revelação da recusa da gigante do entretenimento ao Rei do Pop foi feita por Alan Menken, responsável pelas composições do longa-metragem, em entrevista ao site Slash Film.
Segundo Menken, ele e Michael Jackson se conheceram durante sua busca por um músico renomado para cantar A Whole New World, canção de Aladdin (1992). O astro ficou de fora do projeto, mas, anos depois, procurou-o e manifestou interesse em participar da trilha de O Corcunda de Notre Dame. Contudo, o episódio coincidiu com a primeira acusação de abuso sexual infantil que pairou sobre o cantor, razão pela qual a possível parceria não foi bem-vista pela produtora.
— Recebi uma ligação do assistente de Michael, quando (o cantor) estava no Hotel Four Seasons Hotel em Nova York, do nada. Ele tinha alegações sobre comportamento inapropriado com crianças menores de idade e o rompimento com Lisa Marie Presley. Ele estava tentando mudar de assunto — relembrou. — Ele obviamente amava muito a Disney, então mencionei o Corcunda. Ele disse que adoraria vir ao meu estúdio, assistir ao filme e falar sobre ele. Então, entramos em contato com a Disney Animation e eles disseram: "Encontre-se com ele! Se ele gosta... bem, veja o que ele diz" — acrescentou Menken.
No encontro, três canções foram apresentadas ao Rei do Pop: Out There, God Help the Outcasts e Someday (Lá Fora, Salve os Proscritos e Um Dia, respectivamente, nas versões brasileiras). Michael teria dito que gostaria de produzir as músicas e gravar uma delas. Menken ficou animado, mas a resposta da Disney não foi a esperada:
— Michael foi embora e entramos em contato com a Disney. Foi como se alguém jogasse um atiçador quente em uma tigela frágil com explosivos. (Eles responderam:) "Hum, entraremos em contato com você sobre isso".
— Como era de se esperar, a resposta veio: "A Disney não quer fazer isso com Michael Jackson". Eu disse: "Ok, alguém poderia dizer isso a ele?". Ficou um silêncio. Não houve resposta e ninguém (disse a ele). Coube ao meu falecido empresário, Scott Shukat, contar a Michael ou ao advogado de Michael — relembrou o compositor.
O músico, porém, avaliou que a Disney tomou a decisão certa para o momento. O Corcunda de Notre Dame não é a única produção famosa da qual o Rei do Pop foi barrado. Conforme revelado pela produtora Lauren Shuler Donner à revista The Hollywood Reporter, o cantor havia pedido para interpretar Xavier em X-Men: O Filme (2000), e acabou sendo recusado. O papel foi interpretado por Patrick Stewart.