O ex-repórter da BBC Martin Bashir deve seguir nos holofotes da mídia britânica nas próximas semanas. Após autoridades comprovarem que ele forjou documentos para conseguir entrevistar a princesa Diana, em 1996, a família de Michael Jackson acusou o jornalista de ter enganado o rei do pop.
Em declaração ao Daily Mirror, o irmão do cantor, Tito, falou sobre o desejo de abrir uma nova investigação contra Bashir, já que o astro foi entrevistado por ele em 2003. Na época, a reportagem aflorou as suspeitas de Michael estar envolvido em casos de pedofilia.
— Tanto o Michael quanto a Diana foram vítimas das ambições sombrias e dos golpes sujos do Bashir e ele está finalmente respondendo por isso — afirmou Tito.
Ele ainda falou que o jornalista "manipulou" e utilizou de um jornalismo "antiético" em um documentário sobre Neverland, que ele também produziu anos depois. Um tutor de Michael, Matt Fides, confirmou ao Mirror que os familiares têm a intenção de processar o profissional.
Nesta segunda-feira (24), o governo britânico voltou a cobrar a BBC sobre a entrevista de Lady Di a Bashir. Em nota, o canal afirmou que "se volta para dentro quando as pessoas questionam os programas".
"A BBC mudou radicalmente nos últimos 25 anos e melhorou processos e procedimentos para proteger seus produtores, mas também o ocorrido tem mostrado o quanto é importante seguir aprendendo com o ofício jornalístico", finaliza a nota.