O ator americano Ned Beatty morreu na manhã deste domingo (13), aos 83 anos. Segundo informações divulgadas à imprensa internacional pela agente do artista, Deborah Miller, Beatty morreu de causas naturais em Los Angeles (Estados Unidos), onde vivia com a família.
Natural de Louisville, no Estado do Kentucky, Beatty começou na vida artística como cantor aos 10 anos. Na época, ele se apresentava em pequenos estabelecimentos.
Sua estreia no cinema foi com Amargo Pesadelo (1972), interpretando Bobby Trippe. Este filme entrou para a história do cinema por conta de uma cena forte, em que o personagem do ator era estuprado.
Alguns anos depois, ele vive Arthur Jensen em Rede de Intrigas (1976), o que acaba lhe rendendo uma indicação ao Oscar de melhor ator coadjuvante. Ele ainda atuou no primeiro Superman (1978), fazendo o papel de Otis, um ajudante atrapalhado do vilão Lex Luthor. O ator retornaria no segundo filme da saga, em 1980.
Ao longo de sua trajetória, Beatty atuaria nos mais variados projetos na TV, cinema e teatro. No total, o ator é creditado por ter participado de mais de 150 filmes e séries ao longo em quatro décadas de carreira. Um de seus últimos papéis lembrados pelo público é a dublagem do urso Lotso, vilão de Toy Story 3 (2010).
A partir dos anos 2010, ele diminuiria sua carga de trabalho e passaria a se dedicar mais à família. Ned Beatty deixa Sandy, sua quarta esposa, e oito filhos.