O pesquisador e teórico Jesús Martín-Barbero morreu no último sábado (12), aos 83 anos. Segundo informações do jornal colombiano El Tiempo, ele morreu em decorrência da Covid-19, em Cali, na Colômbia.
Barbero nasceu no dia 3 de outubro de 1937 em Cardeñosa, município da Espanha na província de Ávila. Era o mais novo de uma família de seis filhos. Ele estava radicado na Colômbia desde 1963, onde obteve a nacionalidade nos anos 2000.
Conhecido por ser um dos mais importantes teóricos da comunicação, Barbero também foi doutor em filosofia, antropólogo e semiólogo. Era especialista nas pesquisas sobre cultura relacionando-a ao estudo da comunicação, mídia e seus públicos, aprofundando questões como identidade e cultura.
Ao longo de sua trajetória, Barbero lançou obras como Dos Meios às Mediações: Comunicação, Cultura e Hegemonia — livro de referência na área —, Ofício de Cartógrafo, Televisión y Melodrama, entre outras.
Na Colômbia, ele fundou o curso de Comunicação Social da Universidad del Valle, em 1975. Atuou também como professor em instituições de ensino no Brasil, México, Peru, Argentina, Porto Rico, Alemanha, Espanha, Estados Unidos e Inglaterra.