A palavra descanso, no dicionário do astro hollywoodiano Michael B. Jordan, deve ser sinônimo de tiros, perseguições policiais e ação. A julgar pelo seu novo filme, Sem Remorso, que estreou nesta sexta-feira (30) na plataforma de streaming Amazon Prime Video, o ator americano segue fazendo, da melhor forma possível, aquilo que o consolidou: personagens fortes que parecem não ter um minuto de paz.
Em mais uma adaptação do universo Jack Ryan, série de livros de espionagem escritos por Tom Clancy, Sem Remorso tem tudo a ver com o currículo recente de Jordan. Em entrevistas, ele frisou que se trata de um projeto “para respirar um ar fresco” e “mais família”, mas o ator é visto nas mais explosivas sequências de ação no longa-metragem.
Tudo começa quando John Kelly (Jordan) está em uma missão tensa na Síria. Sua equipe acaba matando, por um erro de identificação, um soldado russo. O que parecia ter sido perdoado tem efeito três meses depois: os soldados da força-tarefa são mortos e John também é alvo de um ataque em sua casa.
Ele sobrevive, mas sua mulher e seu primeiro filho (ainda na barriga dela) morrem nas mãos dos russos. A partir deste momento, é dado início a um festival de tiros, perseguições e bombas na missão de John de se vingar pela morte de sua amada.
— Eu queria mergulhar em todas as oportunidades de ação que existiam. A oportunidade de ser um pouco mais físico e fazer minhas acrobacias de uma forma real — disse Jordan ao The Hollywood Reporter, lembrando a preparação que teve em um campo militar.
Representatividade
Além de ser produtor do filme, Jordan é o primeiro ator negro a assumir o papel de John Kelly, que já foi interpretado anteriormente por Willem Dafoe (Perigo Real e Imediato, de 1994) e Liev Schreiber (A Soma de Todos os Medos, de 2002).
O artista é lembrado por ser um dos grandes nomes da atual geração negra do cinema, por filmes como Pantera Negra e Creed. A questão da representatividade, mais uma vez, segue como uma das norteadoras de seu trabalho em Hollywood.
— É importante que as pessoas se vejam em papéis que normalmente não se veriam — avaliou Jordan. — Uma criança da próxima geração ou alguém que não pensava nisso irá assistir e perceber que é um papel que pode ser alcançado. Agora todos estão pensando e sonhando com isso.
Outra atualização do enredo de Sem Remorso, ainda com a intenção de reforçar a questão racial, é a inclusão de uma comandante da Marinha negra na história original: Karen Greer, vivida por Jodie Turner-Smith (de Queen & Slim).