Com a mudança na gestão do modelo de monitoramento da pandemia de coronavírus, anunciado pelo governador Eduardo Leite, os exibidores foram autorizados a receber novamente o público nas salas de cinema. Após a reabertura do Guion no fim de semana, outros espaços da Capital voltam a operar nesta quinta-feira (20).
O setor, nos últimos 14 meses, foi um dos que mais sofreram com as restrições. De acordo com Ricardo Difini Leite, diretor do GNC Cinemas e presidente da Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas (Feneec), de março de 2020 para cá, apenas em dois breves momentos o funcionamento dos espaços foi autorizado: em outubro do ano passado e no último mês de janeiro, durando até 20 de fevereiro. Somadas, as duas liberações acumularam cerca de 75 dias, enfraquecidos pelas poucas estreias relevantes.
O cenário agora mudou. Com o avanço da vacinação nos Estados Unidos, o mercado cinematográfico norte-americano voltou a ganhar propulsão e, com isso, grandes produções estão podendo ganhar seus devidos lançamentos. As apostas dos exibidores gaúchos para essa retomada serão os blockbusters Godzilla vs Kong e Mortal Kombat, inéditos por aqui, mas com bom desempenho nas bilheterias ao redor do mundo.
O longa-metragem que narra o confronto entre os monstros gigantes, por sinal, vem apresentando um “bom retorno” nos cinemas de Santa Catarina, onde já estreou, segundo Difini. Já a adaptação da franquia de videogames Mortal Kombat conta com uma grande leva de fãs mundo afora, que querem ter a experiência de ver as lutas sanguinolentas e os fatalities, carregados de efeitos especiais, na tela grande.
Outros títulos importantes marcarão presença, com destaque para os vencedores do Oscar que ainda não puderam ser vistos pelos gaúchos. Nomadland, que faturou os prêmios de melhor filme, direção e atriz, é um deles. O longa dirigido pela chinesa Chloé Zhao apresenta a realidade dos nômades norte-americanos e como é a vida desse grupo de pessoas após a crise econômica que atingiu os Estados Unidos no final dos anos 2000. Bela Vingança, que ganhou a estatueta de roteiro original, e Judas e o Messias Negro, vencedor dos prêmios de melhor ator coadjuvante e canção original, também estão entre os lançamentos desta quinta.
Além disso, um movimento inverso ao tradicional poderá ser visto nesta reabertura das salas. Druk - Mais uma Rodada, eleito melhor filme estrangeiro, e Meu Pai, que deu o Oscar de melhor ator para Anthony Hopkins, além de conquistar o prêmio de melhor roteiro adaptado, já foram lançados nos serviços de streaming do país, mas foram selecionados para compor a programação dos cinemas do Estado.
Expectativa
Ricardo Difini Leite diz que os exibidores gaúchos sofreram grandes perdas de faturamento durante os 14 meses em que estiveram praticamente fechados. Ele espera que agora, com as mudanças nos protocolos de controle da pandemia, a abertura dos espaços possa ser duradoura e, com isso, o setor consiga se reestruturar para que, daqui a alguns meses, chegue próximo da arrecadação que tinha antes da crise sanitária.
Com capacidade de público reduzida, sessões intercaladas, fiscalização nas salas e outros protocolos (veja abaixo), os exibidores do Rio Grande do Sul estão esperando um reencontro emocionante com os espectadores que sentem saudade de ter a experiência de assistir a um bom filme no escurinho do cinema.
Protocolos
Veja algumas das regras para os cinemas, divulgadas nesta quarta-feira (19) pela prefeitura de Porto Alegre, após a mudança do modelo de controle da covid-19 pelo governo do Estado:
- Público exclusivamente sentado, com distanciamento
- Estabelecimento e rígido controle da ocupação máxima de 50% das cadeiras, assentos ou similares
- Distanciamento mínimo entre grupos de até 3 pessoas e conforme permissão para consumo de alimentos ou bebidas na plateia (permite: 2 metros entre grupos; não permite: 1 metro entre grupos)
- Autorizada circulação em pé durante a programação apenas para compra de alimentos ou bebidas (se permitido) e/ou uso dos sanitários, com máscara e distanciamento nas filas