Pela terceira vez em sua trajetória, Frances McDormand recebeu o Oscar de melhor atriz. Ela conquistou o prêmio por sua atuação em Nomadland, dirigido por Chloé Zhao. Antes, ela já havia faturado duas estatuetas na categoria com Fargo, em 1997, e Três Anúncios Para Um Crime, em 2018.
Com a terceira estatueta, Frances se tornou a segunda maior vencedora da categoria. Em primeiro lugar, vem Katharine Hepburn (1907 – 2003), que recebeu o prêmio quatro vezes: 1932/33, 1967, 1968 e 1981.
Antes mesmo da premiação ela já havia feito história: era a primeira vez que uma mulher concorria como protagonista e produtora de um mesmo longa. Frances disputava tanto na categoria de melhor atriz como na de melhor filme.
Ao longo da história, essa situação só se repetiu com atores homens, como Clint Eastwood e Bradley Cooper. Barbra Streisand e Oprah Winfrey chegaram a concorrer como atrizes e produtoras, mas não receberam indicações por um só filme.
No filme, Frances vive Fern, uma nômade que cai na estrada após perder o marido e o emprego, durante a crise econômica de 2008. A história é baseada no livro de não ficção Nomadland: Surviving America in the 21st Century, da jornalista Jessica Bruder.
Além de Frances, também concorriam Viola Davis (A Voz Suprema do Blues), Andra Day (Estados Unidos Vs Billie Holiday), Vanessa Kirby (Pieces of a Woman) e Carey Mulligan (Bela Vingança).