A duas semanas do Oscar, o prêmio britânico de cinema Bafta consagrou Nomadland em quatro diferentes categorias. Além do longa ter sido eleito o melhor filme, Chloé Zhao venceu na categoria de melhor diretora e Frances McDormand foi premiada como melhor atriz ao interpretar a protagonista Fern. Joshua James Richards, por sua vez, recebeu uma estatueta pela fotografia da trama.
Vencedora do Globo de Ouro em fevereiro e primeira mulher a receber quatro indicações ao Oscar, Chloé homenageou a comunidade nômade em seu discurso de agradecimento:
— Gosto do que faço, e se isso significa que mais gente como eu pode viver seus sonhos, fico muito agradecida.
No sábado (10), Nomadland já havia ganho o prêmio de melhor filme do Sindicato de Diretores dos Estados Unidos (DGA). Chloé também se destacou, sendo a segunda mulher a ganhar o prêmio de melhor diretora na cerimônia.
Vencedores do Bafta
Anthony Hopkins, 83 anos, foi premiado por sua interpretação de um idoso que sofre de demência em Meu Pai. Após a cerimônia, o ator, que está no País de Gales, disse que se sente orgulhoso de ter participado do filme. Devido à morte do príncipe Philip na última sexta-feira (9), o príncipe William, que apareceria em um discurso gravado, não participou da cerimônia.
O prêmio de melhor atriz coadjuvante foi para a sul-coreana Youn Yuh-jung, 73 anos, por Minari. Já Daniel Kaluuya, 32, levou o troféu de ator coadjuvante, por Judas e o Messias Negro. O cineasta Ang Lee recebeu o Bafta Academy Fellowship pelo conjunto de suas obras.
O prêmio de "estrela ascendente" foi para Bukky Bakray, por Rocks. O troféu foi o único conquistado pelo filme, que recebeu sete indicações. Após o anúncio, gritos de alegria foram ouvidos na casa da atriz.
— Obrigada, meu Deus, obrigada aos meus pais — reagiu a jovem.