De um lado, supervilões querem dominar a Terra, destruindo todos os que ousarem cruzar seu caminho. De outro, geneticistas correm contra o tempo para dar à humanidade uma chance de revidar. O destino está nas mãos de Melissa McCarthy e Octavia Spencer, protagonistas de Esquadrão Trovão, filme que estreou nesta sexta-feira (9) na Netflix.
Na produção repleta de efeitos especiais, a tensão típica dos filmes de super-heróis dá lugar à comédia. A trama se inicia mostrando a adolescência da aluna mais inteligente da escola, Emily Stanton (Octavia), e da divertida, atrapalhada e destemida Lydia Berman (Melissa). Um desentendimento faz com que as amigas improváveis se distanciem e voltem a se falar somente anos depois, quando Emily já é cientista e descobriu uma forma de modificar o corpo humano. Após um acidente no laboratório, as duas se unem novamente para destruir os chamados “meliantes”, ao mesmo tempo em que aprendem a se tornar super-heroínas e, principalmente, a trabalharem juntas.
— Ambas definitivamente têm suas falhas, mas é isso que você acaba amando em alguém. Não é apenas sobre as coisas maravilhosas, mas também sobre as coisas estranhas — apontou Melissa em material divulgado à imprensa.
As duas atrizes nutrem uma amizade de mais de 20 anos fora das telas. Se à primeira vista o filme trata de um embate entre heróis e vilões, o coração da trama acaba residindo nos laços entre as personagens. Vencedora do Oscar de atriz coadjuvante por Histórias Cruzadas (2011), Octavia admitiu que o convite para integrar Esquadrão Trovão a deixou incrédula. Quando ouviu a proposta do diretor e roteirista Ben Falcone, imaginou que interpretaria o papel de uma médica.
— Pensei: “Como assim?”. Ninguém jamais iria me chamar para ser uma super-heroína em um filme de ação, exceto amigos como Ben e Melissa — afirmou.
Além de divertir, o longa tem como potência a representatividade. São duas mulheres fortes como protagonistas, cada uma com diferentes histórias, aparências, passados e objetivos. Para Melissa, o longa transmite a mensagem de que qualquer um pode se tornar super-herói: basta escolher em qual lado da história se quer estar.