O cineasta Quentin Tarantino vai explorar outras áreas nos próximos meses. Diretor de longas como Bastardos Inglórios e Kill Bill, o norte-americano assinou um acordo com a editora HarperCollins nos Estados Unidos para o lançamento de dois livros, sendo um deles uma adaptação do longa Era Uma Vez em... Hollywood. As informações são do site especializado Deadline.
Lançado em 2019, o filme vencedor de duas estatuetas no Oscar traz a trajetória do ator de TV Rick Dalton (Leonardo DiCaprio) que, juntamente com seu dublê Cliff Booth (Brad Pitt), está decidido a fazer nome na indústria cinematográfica. A obra literária que deve trazer a trajetória da dupla tem previsão de ser lançada até a metade de 2021.
Ao Deadline, o diretor disse que a criação da versão em texto do longa veio por conta de seu "carinho enorme pelo gênero".
— Como um aficionado por livros baseados em histórias do cinema, tenho orgulho de anunciar Era Uma Vez em… Hollywood como minha contribuição para este subgênero frequentemente marginalizado, mas amado, na literatura. Eu estou empolgado em explorar meus personagens e seus mundos próprios criados pela versão cinematográfica — aponta Tarantino.
O segundo livro a ser publicado por Tarantino, ainda sem data de lançamento confirmada, é intitulado Cinema Speculation. A HarperCollins adiantou que a obra será uma não-ficção e deve trazer uma “rica mistura de ensaios, resenhas e escritos pessoais” em que o cineasta demonstra o seu amor por filmes da década de 1970.
Os livros assinados pelo cineasta ainda não têm previsão de lançamento no Brasil.