Evento tradicional no calendário cinéfilo brasileiro, o Festival Varilux postergou sua edição 2020 até poder contar com a reabertura das salas de cinema no país. E apresentar, desta quinta-feira (19) a 2 de dezembro, uma programação com 18 filmes franceses, 17 deles inéditos no circuito comercial e um grande clássico em cópia restaurada: Acossado (1959), de Jean-Luc Godard, que lançou ao mundo a nouvelle vague.
No Rio Grande do Sul, recebem o festival Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas e Rio Grande (veja a programação de sua cidade em variluxcinefrances.com). Na Capital, abrigam as exibições o Cinemark BarraShopping, o Espaço Itaú, o GNC Moinhos e o Guion Center.
Marca do evento, a seleção francesa que entra em campo na sala escura é recheada de craques no elenco e na direção. Traz nomes como Juliette Binoche, estrela da comédia A Boa Esposa, na qual vive um mulher recatada e do lar que reacende sua chama revolucionária do Maio de 68 ao se ver viúva e sem dinheiro, e François Ozon, com seu mais recente longa, Verão de 85, apresentando o romance apaixonado e conturbado entre dois rapazes.
Também são destaques na lista Belle Époque, comédia dramática com três grandes grifes do cinema francês, Daniel Auteuil, Guillaume Canet e Fanny Ardant. É sobre pessoas que têm a chance de reviver um período marcante de sua vida. Fanny Ardant marca presença também em DNA, ao lado do galã Louis Garrel, sob a direção de Maïwenn, que também atua nesse drama familiar em que mulher encara crise de identidade por conta de suas raízes argelinas.
O gênero documental está representado por O Capital no Século XXI, em que Thomas Piketty, autor do best-seller homônimo, e Justin Pemberton reúnem depoimentos de especialistas e referências à cultura pop para falar das relações de riqueza, poder e desigualdade social no mundo contemporâneo. A animação desta edição do Varilux é A Famosa Invasão dos Ursos na Sicília. Conta a história de um rei urso que se lança em território dos humanos em busca do filho capturado por caçadores.
Celebração
Dupla responsável pelo fenômeno mundial Intocáveis (2011), Eric Toledano e Olivier Nakache assinam Mais que Especiais. A trama acompanha o trabalho de dois amigos (Vincent Cassel e Reta Kateb) que se dedicam ao trabalho com crianças e adolescentes autistas em bairros periféricos de Paris.
Outro nome conhecido do público brasileiro é Kad Merad, ator de origem argelina usualmente visto em comédias que brincam com estereótipos nacionais e preconceitos étnicos. Em Donas da Bola, ele vive o técnico de futebol de um time de pequena cidade que tem todos os jogadores banidos do campeonato após uma briga. O jeito de disputar as partidas é aceitar a decisão das mulheres de formar uma equipe e confrontar o machismo local.
Na sexta-feira (20), em celebração ao Dia da Consciência Negra, será possível assistir online, gratuitamente, às 18h, a um dos filmes do festival: Sou Francês e Preto. Para participar da exibição online da comédia que somou mais de 800 mil espectadores na França, é preciso fazer inscrição em gzh.rs/sessaovarilux. As vagas são limitadas. Na sequência, ocorre um bate-papo com cineastas e críticos brasileiros que pode ser acompanhado no canal e na página do Festival Varilux no YouTube e no Facebook.
Sou Francês e Preto tem como protagonista um aspirante a ator que decide organizar um grande protesto pela causa negra na França, iniciativa que toma proporção inesperada.
Reabertura
O Festival Varilux marca ainda a reabertura das três salas do Guion Center, fechadas desde março pela pandemia. O espaço da Cidade Baixa complementa sua programação com duas estreias, O Caso Collini e Mank, e uma exposição de arte em seu hall de entrada. As Cores de... reúne cerca de 90 obras, entre pinturas, desenhos, esculturas e cerâmicas de nomes referenciais como Carlos Carrion de Britto Velho, Eduardo Vieira da Cunha e Paulo Peres.
Segundo o proprietário do Guion Center, Carlos Schmidt, as três salas receberão os espectadores seguindo os protocolos de segurança sanitária e distanciamento. Foi feita ainda um limpeza nos dutos de circulação de ar.