A agência espacial russa Roscosmos, em parceria com o estúdio Yellow, Black and White, abriu seleção para um projeto audacioso. A intenção é transformar uma cidadã russa em uma estrela de cinema a bordo da Estação Espacial Internacional. As informações são do Daily Mail.
As filmagens do longa-metragem, chamado provisoriamente de Challenge (Desafio), devem iniciar em setembro do ano que vem. A interessada precisa ser natural da Rússia, ter entre 25 e 45 anos, conhecimento básico de inglês, estar entre 50 e 75 quilos e ter entre 1,5m e 1,8m de altura.
A expectativa de uma das produtoras do filme é que a selecionada desempenhe as funções de astronauta-pesquisadora, além, é claro, de atuar no longa.
Após uma primeira seleção, uma comissão de especialistas realizará uma avaliação com as 30 melhores candidatas para cumprimento dos requisitos clínicos, bem como os de aptidão física e profissional necessários para a participação em voos espaciais e trabalho no espaço. Aquelas que obtiverem aprovação na comissão de voo serão inscritas na Cosmonaut School, onde terão que realizar um curso de formação com três meses de duração.
A partir dos resultados finais, a comissão determinará as duas mulheres que entrarão para o projeto - a oficial e a sua substituta. Toda a trajetória será acompanhada pelo país em um reality show produzido pelo Channel One.
No início deste ano, o administrador da NASA Jim Bridenstine confirmou os rumores de que Tom Cruise também atuará em um filme rodado a bordo da Estação Espacial Internacional. O longa é uma parceria do astro de Hollywood com a NASA e deve envolver também a SpaceX.
Assim como o projeto russo, o filme de Cruise ainda não teve detalhes revelados.