É com público baixo e expectativa alta que as salas de cinema de Porto Alegre reabriram na tarde desta sexta-feira (23), depois de sete meses fechadas por conta do período de restrições da pandemia. Os complexos Cineflix e GNC Cinemas foram os primeiros a voltar, seguindo os protocolos de segurança determinados pelo decreto municipal publicado na segunda-feira (19). A movimentação das primeiras sessões foi tranquila, com poucas pessoas e sem registro de aglomeração.
A primeira sessão no shopping Iguatemi, na Zona Norte, começou às 13h20min. A rede GNC exibiu SCOOBY! O Filme dublado. A produção foi acompanhada por apenas três pessoas. A dona de casa Liziane de Avila Camejo, 38, foi ao cinema com a filha, Luiza, 6, e uma amiguinha dela, e aproveitaram a exclusividade.
— Estávamos comentando: a estreia da sala de cinema toda é para a gente— brincou Liziane.
A sessão seguinte, das 13h40min, também foi exclusiva. O filme Os Novos Mutantes foi acompanhado pelo aposentado Julio Cezar Alves dos Santos, 53, com a sobrinha, Nicole dos Santos, 17. Os dois também aproveitaram a sessão sozinhos.
— Nós não aguentávamos mais ficar no Netflix esse tempo todo — riu Julio, ressaltando que se sente seguro com os protolos adotados pelo cinema.
O gerente-geral do GNC no Iguatemi, Paulo Lacerda, 43, diz que já esperava uma tímida retomada de clientes:
— Já estávamos esperando movimento fraco, mas a nossa expectativa é boa. A procura por telefone está sendo alta, temos várias ligações, pessoas pedindo informações e número bons de ingressos para a noite. A retomada vai ser gradual e com todos os cuidados.
Apaixonados por cinema
O público que foi à primeira sessão do GNC Praia de Belas sabia da retomada e é amante de filmes. O motorista Alex de Moraes, 47, e a filha Júlia Vitória, 17, estavam entre os primeiros a garantirem assentos. Sem o conhecimento da programação, por volta das 13h, perguntaram pelo filme A Ilha da Fantasia, que teria sessão somente às 16h. Saíram da bilheteria sem ingresso.
— Vai demorar muito, não queremos esperar tanto. Acredito que a retomada podia esperar mais, porém aproveitamos a deixa para vir, gostamos muito da experiência diante da telona — garante Moraes.
No entanto, a ansiedade foi tanta que acabaram voltando menos de 10 minutos depois. Ao analisarem as opções, optaram por Os Novos Mutantes, às 13h45min.
— Somos fãs do gênero, então não vamos aguentar — concordou a filha Júlia.
A aposentada Soraia Alvim, 61, também marcou presença na sessão do filme com personagens da Marvel. A paixão por assistir a longas dentro do cinema já vinha muito antes da pandemia: era acostumada a ir ao local durante as tardes, em dias de semana, em busca de tranquilidade. Encontrou o mesmo cenário nesta sexta.
— Se for como disseram, com todos esses cuidados, vou vir sim. Estava na hora de reabrir. Cada um sabe de si, da cautela, então se estamos enxergando o outro, me sinto tranquila de vir para o cinema - garante Soraia.
Até as 14h desta sexta, menos de 20 pessoas tinham passado pelo hall dos cinemas no shopping Praia de Belas. A maioria das pessoas aproveitou para tirar fotos com cartazes e perguntar horários das sessões na bilheteria.
Para Maristela Kaiser, gerente-geral do GNC Praia de Belas, já era esperado o retorno gradual e com poucos clientes. Apesar disso, ela afirma estar emocionada em voltar para o trabalho no cinema:
— Estou muito feliz. Jamais poderia sonhar que isso ia acontecer, ficar sete meses longe. Nos últimos dias, desde a publicação do decreto, a gente não consegue nem dormir. É muito emocionante.
Em família
A volta do cinema foi uma alternativa para a avó Sandra Mara Saliba, 65, divertir o neto, Luiz Eduardo Azambuja Coradini, e a amiga dele, Giovana Obalski, ambos com 10 anos. Ela foi a primeira cliente a entrar na sessão de SCOOBY! O Filme na reabertura do cinema no Shopping Total.
— É uma sensação de liberdade estar aqui de volta. Os cuidados me deixam completamente seguros, é um protocolo bem rigoroso — comentou a aposentada.
A amiga do neto dele complementou, mostrando sua máscara:
— É muito importante estar de máscara aqui no cinema porque assim a gente se previne e não contagia ninguém.
O cinema do Shopping Total, o protocolo é um pouco diferente dos outros. Enquanto na rede GNC o sistema bloqueia as cadeiras laterais aos clientes, no estabelecimento da Cineflix os funcionários ainda colocam fitas de cor amarelo e preto para isolar os assentos.
— A cada dois assentos, são três isolados com a fita. Estamos seguindo todos os protocolos porque percebemos a vontade de as pessoas voltarem, a saudade delas. O cinema é encantamento, é diversão, é maravilhoso — comentou a gerente Cláudia Fraga.