A luz do projetor volta a iluminar uma sala de cinema em Porto Alegre depois de sete meses apagada. Autorizada pelo mais recente decreto municipal que regulamenta o processo de flexibilização de atividades culturais e sociais, a retomada do setor na Capital se dá, num primeiro momento, pela abertura, a partir desta sexta-feira (23), dos complexos do GNC Cinemas nos shoppings Iguatemi, Lindóia, Moinhos e Praia de Belas — a rede volta às atividades também em Caxias do Sul.
A partir da semana que vem, o circuito exibidor de Porto Alegre deverá será ampliado — o Espaço Itaú, no shopping Bourbon Country, já anunciou que retoma sua programação na próxima quinta-feira (29). Outras redes, assim como os espaços alternativos de cinema, informaram a ZH que avaliam o quadro para se posicionar sobre a volta à atividades.
Segundo Hormar Castello, presidente do Sindicato dos Exibidores Cinematográficos do Rio Grande do Sul e um dos sócios-diretores do GNC Cinemas, a rede está preparada para seguir as normas do decreto municipal, respeitando a capacidade de 30% das salas e o distanciamento mínimo de dois metros entre os espectadores, além de outras medidas de segurança determinadas: disponibilização de álcool gel, verificação de temperatura, uso de máscara e higienização constante de assentos e banheiros.
Com muitos grandes lançamentos adiados para 2021, o GNC mescla na programação estreias, entre elas Os Novos Mutantes, com o time de super-heróis da Marvel, e reprises, entre elas quatro filmes de Christopher Nolan, antecipando a estreia, na quinta que vem, do aguardado novo filme do diretor, Tenet.
— As distribuidoras vão ter motivo agora para mexer no calendário de estreias — destaca Castello, que adianta um pedido de diversos exibidores para que se tente antecipar a estreia de Mulher-Maravilha 1984, prevista para dezembro, única aposta de blockbuster da temporada que seguiu no calendário de 2020.
Os Novos Mutantes apresenta cinco jovens com poderes especiais e marcados por traumas do passado que são mantidos em uma instituição comandada por uma médica (papel da brasileira Alice Braga) que busca controlar as habilidades do grupo. No elenco do longa dirigido por Josh Boone (de A Culpa É das Estrelas) está Maisie Williams, a Arya Stark da série Game of Thrones.
Clássico
Outra novidade em cartaz nesta sexta-feira será o filme argentino O Roubo do Século, que reconstitui com pitadas de humor um dos mais famosos e ousados assaltos a banco daquele país, ocorrido em 2006. Para os pequenos, dois títulos: a animação Scooby — O Filme, que conta o início da amizade entre o simpático cachorrão e Salsicha, um dos integrantes da equipe que investiga casos misteriosos, aqui em suas primeiras missões; e Como Cães e Gatos — Peludos Unidos, aventura em que os bichos rivais somam forças para combater um papagaio com planos malignos.
Para quem aprecia sustos, A Ilha da Fantasia adapta para o gênero do terror o enredo do famoso seriado homônimo dos anos 1970. No filme, jovens vão para um hotel onde, promete o dono, seus desejos podem se realizar — mas o sonho, lógico, logo vira pesadelo.
E além das reprises de Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008), A Origem (2010), Interestelar (2014) e Dunkirk (2017), de Nolan, está de volta, apenas no GNC Moinhos, o clássico do horror O Iluminado (1980), de Stanley Kubrick.