Com início previsto para esta sexta-feira (18), a 48ª edição do Festival de Cinema de Gramado segue com sua programação multiplataforma (online e pela TV) neste final de semana. No sábado (19), o longa brasileiro da mostra competitiva será Todos os Mortos, que será exibido pelo Canal Brasil (saiba abaixo como assistir), a partir das 20h.
Dirigido por Caetano Gotardo (Seus Ossos e Seus Olhos) e Marco Dutra (As Boas Maneiras e O Silêncio do Céu), Todos os Mortos foi exibido na mostra competitiva do Festival de Berlim deste ano. O filme se passa na São Paulo de 1899, pouco depois da abolição da escravatura. A história destaca duas famílias: os Soares são brancos e tentam se agarrar aos privilégios restantes enquanto passam por problemas financeiros; e os Nascimento, ex-escravos que precisam lidar com uma sociedade que lhes dá poucas oportunidades. O drama se entrelaça com elementos contemporâneos, traçando paralelos da sociedade brasileira entre os dois períodos históricos.
O longa da mostra competitiva estrangeira neste sábado é La Frontera, da Colômbia. Dirigido por David David, o filme é ambientado em meio a uma crise de fronteira entre Colômbia e Venezuela. Uma jovem indígena, que vive com seu marido e seu irmão, costuma roubar viajantes que seguem por trilhas. Porém, ela passa a se perder em sonhos misteriosos.
Entre os curtas brasileiros da mostra competitiva que serão exibidos no sábado estão Inabitável (PE), de Matheus Farias e Enock Carvalho, e o representante gaúcho na categoria, Subsolo (RS), de Erica Maradona e Otto Guerra.
No domingo (20), o longa brasileiro na disputa pelo Kikito é Um Animal Amarelo, de Felipe Bragança. Responsável pela direção de filmes como Tragam-me a Cabeça de Carmen M. (em parceria com Catarina Wallenstein) e Não Devore Meu Coração, Bragança descreve o drama que leva ao festival como uma "tragicômica fábula tropical".
Um Animal Amarelo acompanha um cineasta falido que mergulha em uma jornada entre Brasil, Portugal e Moçambique, em busca de pistas sobre o passado violento de seu avô.
O longa estrangeiro é o mexicano Dias de Invierno, de Jaiziel Hernández. Na trama, um jovem quer ir morar com a irmã nos Estados Unidos, porém ele é o único que vive com a mãe e não pode deixá-la sozinha. Entre os curtas brasileiros do domingo estão Atordoado, Eu Permaneço Atento (RJ), de Henrique Amud e Lucas H. Rossi dos Santos, e Blackout (RJ), de Rossandra Leone.
A 48ª edição do Festival de Cinema de Gramado segue até o dia 26 de setembro, quando será realizada a entrega dos kikitos. Mais detalhes da programação podem ser conferidas no site oficial do evento.
Como assistir
Os filmes serão transmitidos pelo Canal Brasil, tanto pela TV por assinatura quanto pelo seu serviço de streaming (Canal Brasil Play), na plataforma GloboSat. Também é possível assistir ao canal pelo Globoplay.
A emissora será a responsável por exibir as mostras competitivas de longas-metragens brasileiros e estrangeiros, que terão uma única transmissão pela TV. A programação diária do Festival de Gramado no Canal Brasil tem início às 20h.
Os curtas-metragens brasileiros serão exibidos uma vez pela TV e ficarão disponíveis por 24 horas através da plataforma Canal Brasil Play.
Longas-metragens gaúchos
A partir deste sábado (19), os longa-metragens da mostra competitiva gaúcha passam a estar disponíveis no Canal Brasil Play. Os filmes estarão na plataforma até as 23h59min de quarta-feira (23). As produções do RS que integram a mostra são:
- Contos do Amanhã, de Pedro de Lima Marques - Porto Alegre
- Deborah! O Ato da Casa, de Luiz Alberto Cassol - Santa Maria
- Portuñol, de Thais Fernandes - Porto Alegre
- Ten-Love, de Bruno de Oliveira - Porto Alegre
- Trapaça, de Luke Schatzmann - Porto Alegre
Mostra gaúcha de curtas-metragens
Também neste sábado a mostra gaúcha de curtas-metragens passa a ser disponibilizada no Canal Brasil Play. São 19 curtas divididos em quatro programas, de acordo com as classificações indicativas dos filmes. Os programas serão disponibilizados às 14h deste sábado e seguirão no ar até as 23h59min do dia 22 de setembro.
Programa 1
- Dois Homens ao Mar (Porto Alegre), de Gabriel Motta
- O Que Pode um Corpo? (Porto Alegre), de Victor Di Marco e Márcio Picoli
- O Luto Impossível (Porto Alegre), de Bruno Carboni
- Pra Ficar Perto (Sapucaia do Sul), de Lucas dos Reis
- O Céu da Pandemia (Porto Alegre), de Marina Kerber
- Quando te Avisto (Santa Maria), de Denise Copetti e Neli Mombelli
Programa 2
- Teste de Elenco (Porto Alegre), de Marcos Kligman e Mariany Espindola
- Letícia Monte Bonito 04 (Pelotas), de Julia Regis
- Construção (Pelotas), de Leonardo da Rosa
- Ver a Vista (Sapucaia do Sul), de Daniel de Bem
- Deserto Estrangeiro (Porto Alegre), de Davi Pretto
Programa 3
- Fragmentos ao Vento 1945 (Porto Alegre), de Ulisses Da Motta
- Sopa Noir (São Leopoldo), de Beatrice Petry Fontana
- Corpo Mudo (Santa Cruz do Sul), de Marcela Schild
- Magnética (Porto Alegre), de Marco Arruda
Programa 4
- Bochincho – O Filme (Porto Alegre), de Guilherme Suman
- Um Pedal (Canoas), de Alexandre Derlam
- Desencanto (Porto Alegre), de Richard Tavares
- Lacrimosa (Porto Alegre), de Matheus Heinz