O Cine Globo, de Santa Rosa, abriu as portas nesta sexta-feira (25), em plena pandemia de coronavírus. A reabertura, no entanto, não impediu que a sala permanecesse praticamente vazia durante a sessão de SCOOBY! O Filme, às 19h, em que compareceram cerca de 10 pessoas.
O cinema tem permissão municipal para funcionar desde abril, revelou reportagem de GZH nesta semana, apesar de o decreto da prefeitura confrontar as regras de distanciamento social do governo do Estado.
Josiele Wieland, policial civil que estava na sessão com a filha, de oito anos, a irmã e o cunhado, contou que foi bom retornar ao cinema depois de muitos meses afastada da atividade de lazer:
— Foi diferente, mediram nossa temperatura na entrada, nos orientaram a não sentar muito perto de ninguém, usar máscara para circular, mas podíamos tirar ao sentar nas cadeiras — ressaltou.
Para Josiele, as cadeiras vazias ajudaram no sentimento de segurança durante a exibição. Com poucas pessoas, não houve aglomerações e foi possível curtir o filme longe das outras famílias presentes. Ela afirmou que voltaria para uma nova sessão:
— Costumávamos ir bastante ao cinema. É um lazer gostoso, bem divertido.
Confira as fotos da sessão desta sexta-feira:
A reabertura
Segundo o sócio-diretor do Cine Globo, Levy Filho, a avaliação para reabrir as portas passou por um comitê regional, que fez a intermediação com o governo estadual. Levy afirma que o cinema tem permissão para reabrir desde abril, quando foi publicado o decreto da prefeitura de Santa Rosa apontando os protocolos de segurança a serem cumpridos. No momento, o município se encontra sob a bandeira laranja no sistema de distanciamento controlado (risco médio) do governo estadual.
Conforme Levy, o cinema está operando com 25% da capacidade e segue as normas elaboradas pela Federação Nacional das Empresas Exibidoras de Cinema (Feneec). Há distanciamento de dois metros nas filas da bilheteria e do bar, com a disponibilidade de álcool gel. É obrigatório o uso de máscara, o distanciamento entre as poltronas é de dois metros ou mais e a temperatura do público é medida na entrada do cinema. Há ainda a higienização da sala entre as sessões.
O que diz o governo do Estado
As atividades de cinema estão vetadas pelo governo gaúcho em qualquer bandeira. O decreto de Santa Rosa, de abril, passou a confrontar com o que está previsto no modelo de distanciamento controlado do Estado.
Procurada pela reportagem, a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Estado (SPGG) enviou uma nota sobre o assunto: “O Comitê de Dados e a Secretaria da Saúde estão estudando possíveis alterações para os protocolos relacionados ao setor de eventos a partir de normas internacionais, de outros Estados e das propostas de representantes gaúchos deste setor. Eventos teste já foram realizados e acompanhados pelos técnicos das secretarias do Estado. Reuniões com entidades também acontecem com frequência. A conclusão da análise, sem prazo no momento, culminará em uma portaria específica para o setor".
Questionada sobre o que ocorreria com os cinemas que já reabriram, a Secretaria de Planejamento respondeu que a situação será avaliada.