Pelo menos 200 salas de cinema brasileiras vão reabrir na próxima quinta-feira (1º/10), após a prefeitura do Rio de Janeiro chegar a um acordo com Vigilância Sanitária, o Sindicato das Empresas Exibidoras de Cinema do Município do Rio de Janeiro e o Sindicato do Estado do Rio de Janeiro. A maior parte dos cinemas nacionais está fechada desde março, quando os números do coronavírus começaram a crescer no país.
A reunião virtual, realizada na última segunda-feira (21), que selou a reabertura das salas, ainda garantiu que não vai faltar pipoca nas bomboniéres. O tema foi motivo de polêmica, visto que representa parte do modelo de negócios dos cinemas, mas gera dúvidas sobre a segurança do público. Afinal, nada de máscaras ao consumir alimentos ou bebidas.
Em entrevista ao jornal O Globo, o diretor da Associação Brasileira das Empresas Cinematográficas Operadoras de Cinema Multiplex (Abraplex), Caio Silva, declarou que as redes estão com estratégias prontas para evitar infecções de covid-19 dentro dos cinemas:
– Os funcionários estão treinados para chamar a atenção de quem se recusar a recolocar a máscara e até interromper a sessão, se for o caso. Mas acredito que o próprio comportamento consciente das outras pessoas vai acabar constrangendo possíveis rebeldes.
Apesar da boa vontade do público ser um fator importante, as redes ainda se comprometerem a respeitar rígidos protocolos de segurança durante a reabertura. As salas devem operar com até 50% de lotação; os espectadores devem respeitar distanciamento de duas poltronas; e a temperatura de todos será medida antes da entrada.
Ainda segundo O Globo, retornam nesta semana a operação as redes Kinoplex, UCI, Cinesystem, Cinépolis e Estação. Uma das maiores redes no país, a Cinemark está de fora da lista. Com poucos lançamentos em cartaz, devem retornar aos cinemas longas que tiveram a exibição interrompida por causa da pandemia, como A Maldição do Espelho e Bloodshot.
Enquanto isso, no Rio Grande do Sul, dois cinemas no interior do Estado já retomaram a programação, revelou uma reportagem de GZH da última semana. O Cine Globo, de Santa Rosa, e o Cult Cinema, do Alegrete, estão funcionando graças a protocolos municipais, que confrontam as regras de distanciamento social impostas pelo Governo Estadual. Novos protocolos para shows e atividades culturais no RS, no entanto, devem ser anunciados nos próximos dias.