Nada de piadas ou música pop. A Warner Bros. abraça mais uma vez o lado sombrio do universo da DC Comics, que fez sucesso com Christopher Nolan e, mais recentemente, com Coringa, de Todd Phillips. A divulgação do primeiro teaser de Batman (2021) revelou que as trevas recaem mais uma vez sobre Gotham, desta vez imersa nos versos de Nirvana.
Até a escolha de Robert Pattinson como o novo Batman, antes considerada duvidosa por muitas pessoas, ficou acima de qualquer dúvida. Nada dos vampiros amigáveis, pálidos e brilhantes que marcaram o blockbuster de estreia de Pattinson, Crepúsculo, e lhe renderam fama mundial: as primeiras cenas do longa-metragem trazem um herói ainda mais sombrio, vingativo e pronto para entregar grandes doses de violência.
Até aqui, Bruce Wayne também nunca havia sido tão novo. Aos 34 anos, o ator interpreta um herói que acaba de sair de sua caverna da solidão e está tão longe de seu auge quanto seus inimigos. Apesar de não ser uma história de origem, o filme deve ser focado nos primeiros anos do protagonista enfrentando o crime. Ele sucede nos cinemas aos astros Christian Bale (o cavaleiro das trevas de Nolan) e Ben Affleck (que estrelou as tentativas da Warner de criar um universo cinematográfico), mas mantém poucas semelhanças com o passado.
Em uma das imagens mais comentadas do teaser, Pattinson surge com o cabelo desgrenhado e os olhos obscurecidos — tão longe quanto possível das figuras bem alinhadas de Bruce Wayne já vistas até aqui. O visual, que caberia bem em qualquer vocalista de uma banda emo da última década, também agradou o público. Órfão e desesperançado, Batman não deixa de ser o vingador que mais representa um herói melancólico.
Greig Fraser, diretor de fotografia do filme, já havia adiantado o tom. "Com certeza, há trevas no personagem e precisamos criar um clima, o que é óbvio, é um filme do Batman. Não acho que seja opressivamente escuro em termos visuais, porque não é isso que estamos tentando fazer. Não estamos tentando ter uma competição sobre quem pode ser o mais sombrio entre os mais sombrios (em referência ao filme Coringa)", declarou em entrevista ao Collider.
Personagens
Quem também está de volta é o comissário Gordon, desta vez interpretado por Jeffrey Wright. Nas primeiras imagens, ele está na cena de um crime quando encontra um misterioso envelope verde endereçado ao homem-morcego ("a/c Batman"), convidando-o para um jogo e com a charada: "O que um mentiroso faz quando está morto?". As cenas ainda dão a entender que Batman e Gordon trabalham lado a lado, até certo ponto, até que a polícia aparece no encalço do vigilante de forma pouco amigável e atirando.
A maquiagem e as próteses utilizadas por Colin Farrell deixam difícil reconhecer o ator, que aparece em apenas uma cena como o vilão Pinguim. Seus capangas, reconhecidos graças à sua pintura facial em preto e branco, no entanto, são espancados com pouca cerimônia por Batman em uma estação de trem. A Mulher-Gato também dá as caras, interpretada por Zoe Kravitz, tentando arrombar um cofre e, em seguida, enfrentando o super-herói.
E, mesmo sem vê-lo, é possível imaginar que a voz do mordomo Alfred seja ouvida. “Você está se tornando uma celebridade e tanto”, afirma uma voz em off, com sotaque britânico, que deve ser do amigo mais próximo de Bruce e, tradicionalmente, o único que conhece sua identidade secreta.
Com as gravações atrasadas por causa da pandemia de coronavírus, Batman está previsto para chegar aos cinemas em outubro de 2021. Confira o trailer, divulgado na DC FanDome no último sábado (22), abaixo.