A capital da Nova Zelândia recebeu, recentemente, James Cameron e a equipe de Avatar (2009) para filmar a aguardada sequência do filme de ficção científica. O país, que anunciou nesta segunda (8) que não tem mais casos ativos de coronavírus, começa a retomar suas atividades após um período de restrições rígidas e considera as futuras gravações um bom estímulo econômico.
As fronteiras continuam fechadas, mas a equipe de Avatar recebeu permissão especial para entrar no país. Os 55 membros do grupo chegaram em voo fretado e prometem encarar um período de distanciamento social de 14 dias antes de efetivamente iniciarem o trabalho - são as regras do governo.
"Certamente, o fato de podermos começar mais cedo do que alguns países é ótimo, embora seja angustiante ver que a pandemia ainda é um desafio tão grande em todo o mundo", disse Annabelle Sheehan, executiva-chefe da Comissão de Cinema da Nova Zelândia.
A produção da continuação de Avatar teve que ser pausada no meio de março justamente por causa da pandemia. O filme tem estreia prevista para 17 de dezembro de 2021.
Segundo a revista Variety, o longa recebe subsídios do governo local e será a primeira obra estrangeira gravada no país a seguir as novas instruções de higiene e segurança impostas pelo coronavírus.