A 16ª edição do Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre (Fantaspoa), previsto para ocorrer de 14 a 31 de maio, foi adiada devido à pandemia de coronavírus. A organização do evento anunciou, em comunicado oficial, que a mostra deve ser remarcada para "entre outubro e dezembro deste ano, em datas a serem negociadas" com os cinemas que recebem a programação.
Além disso, o festival anunciou uma novidade: o Fantaspoa At Home, uma mostra online com uma seleção especial de títulos exibidos na história dos 15 anos do evento. A partir do dia 1º de abril, serão publicados semanalmente sete filmes através do site da iniciativa, que poderão ser vistos gratuitamente.
Outra informação compartilhada pela organização do Fantaspoa é que o evento voltará a utilizar três salas de cinema da Capital. Além da Cinemateca Capitólio e da Sala Redenção, a Sala Eduardo Hirtz também passa a integrar a programação.
No momento, o festival está com uma campanha de financiamento coletivo para a realização do evento, que recolhe doações até o dia 28 de abril. Realizado na plataforma Catarse, o financiamento tem a meta mínima de R$ 60 mil (realização com 40 filmes estrangeiros e oito nacionais em competição, entre curtas e longas, além de exibições em três cinemas). A meta máxima é de R$ 200 mil (orçamento que inclui a realização do Fantasmercado, evento de mercado cinematográfico, 80 filmes estrangeiros, 24 nacionais em competição e workshops, entre outros).
"Não poderemos nos encontrar em maio deste ano, mas, de alguma forma, iremos nos manter conectados neste momento ímpar da história. E não se esqueçam que seguimos precisando de sua ajuda para que o XVI Fantaspoa ocorra. Sigam compartilhando!", finaliza o comunicado.