Minha Mãe É uma Peça 3 deve ser o último filme da franquia que já levou quase 14 milhões de pessoas ao cinemas desde 2013. A história de Dona Hermínia, entretanto, seguirá sendo contada por Paulo Gustavo, ator que interpreta a personagem — uma homenagem a sua mãe — e também assina o roteiro da obra. A seguir, confira o depoimento do artista, em conversa com GaúchaZH por áudio de WhatsApp, sobre a comédia em cartaz nos cinemas e o futuro da mãe mais amada do Brasil, no novo longa às voltas com a solidão e se sentindo abandonada pelos filhos.
Casamento gay (Paulo Gustavo se casou com o dermatologista Thales Bretas em 2015)
"Quando não tinha escrito nada, só tinha papel e caneta, sabia que queria colocar meu casamento no filme. Porque acho importante a gente manter esse assunto em pauta, a gente vive num país extremamente homofóbico. A gente tem que lutar. Luto através da minha arte. Quis falar sobre esse meu momento de paternidade, sobre a solidão das mães quando os filhos não precisam mais delas, quando eles vão embora. Principalmente quando você é uma mulher que não é casada, não tem marido, que é o caso da minha mãe. Quis mais uma vez homenagear a família brasileira. Quis, mais uma vez, falar da minha vida, levar coisas minhas para o projeto e tocar em assuntos que considero importantes para os dias de hoje. Tudo isso com muito humor, muita sensibilidade." (Questionado pela reportagem, Paulo Gustavo não comentou a polêmica sobre não ter beijo gay no filme.)
Relação com a personagem Dona Hermínia, que surgiu no teatro em 2006
"Não pensei em parar, jamais. Acho que a Dona Hermínia tem 60 anos, mais ou menos, a gente nunca decidiu a idade dela. Tenho 40, então tenho mais 20 anos de Dona Hermínia. Já fechei mais dois anos com o GloboPlay, vou fazer o seriado dela. Muitas águas vão rolar. Minha relação com ela está cada vez mais madura. Cada vez mais me aproprio da personagem. A minha mãe cada vez mais me inspira. A Dona Hermínia é uma personagem muito carismática, ela fala o que todo mundo tem vontade de falar e não tem coragem, ela é muito espirituosa. Ela pegou mesmo, o povo a ama. E eu também a amo como povo, fazendo parte dele. Outro dia até falei para uma amiga que, quando chego no camarim e vejo o vestido e a peruca da Dona Hermínia, olho aquilo do lado de fora e também fico muito emocionado. Fico pensando: 'Eu amo essa personagem'."
Como pai, quero fazer algum trabalho para o público infantil. Os meus filhos estão sendo a minha maior inspiração, obviamente.
PAULO GUSTAVO
Produção no GloboPlay
"A franquia vai virar série no ano que vem. A gente tá rabiscando ainda. A primeira temporada já está toda roteirizada. Ela vai falar sobre o início de tudo, quando as crianças tinham sete anos. Ela vai lá para trás, para quando a Dona Hermínia ainda era casada. A gente vai começar desde o início até, na última temporada, chegar nos dias de hoje."
A opinião de dona Déa, mãe de Paulo Gustavo, sobre o filme
"Minha mãe amou. Morreu de rir e se emocionou muito. Chorou muito. Acho que é isso que quero causar, é esse impacto que eu quero que o filme tenha no coração das pessoas: riso, diversão, reflexão, emoção."
Números
A gente tem que cuidar da nossa arte. Não só a arte mas também a educação são as responsáveis por formar o ser humano.
PAULO GUSTAVO
"A gente tem uma expectativa de agradar ao público, de fazer sucesso. Se vai ser 1 milhão, 5 milhões, 10 milhões, 15, a gente não sabe. Se for menos que o segundo, não tem o menor problema. Porque o segundo foi realmente uma explosão, um fenômeno (com 9,2 milhões de ingressos vendidos, Minha Mãe É Uma Peça 2 é o quinto filme brasileiro mais visto no país). Se esse virar, delícia. Se ele não fizer mais do que o segundo, também não tem problema. O que importa é que ele, antes de estrear, já deu certo. Porque deu certo nas gravações. Sou amigo de toda a técnica. Sou amigo-irmão da diretora Susana Garcia. Amei mais uma vez poder contar com essas estrelas todas, que trouxeram as estrelas deles para os três projetos. Mais uma vez homenagear a minha mãe, ter conseguido homenagear a minha família. Já é um sucesso, concorda? De público, no cinema, vamos aguardar. A gente quer que o público se divirta. Não ficamos pensando em 'vamos fazer mais que o segundo em bilheteria'. Pensamos só em ser felizes."
Trabalhar com dona Déa no espetáculo Filho da Mãe, em que os dois cantam e contam histórias
"Foi uma delícia trabalhar e viajar com ela e fazer esse show em homenagem a ela, que é essa mulher que lutou a vida toda para sustentar a gente, uma batalhadora bizarra. Se virou nos 30 mesmo. Minha mãe também foi professora do Estado, corretora, vendeu quentinha, foi porteira do prédio em que a gente morava e cantou muito na noite. A música sempre completou o salário dela, que era muito pouco e é muito pouco até hoje. Ela é aposentada do INSS. Amei fazer essa homenagem, foi lindo. Fizemos mais de 20 cidades pelo Brasil, sempre lotando casas de shows. Vamos finalizar com chave de ouro no Rio, onde a gente mora. Vai ser lindo, dias 11 e 12 de janeiro."
Projeto inspirado nos filhos, Romeu e Gael
"Como pai, quero fazer algum trabalho para o público infantil. Os meus filhos estão sendo a minha maior inspiração, obviamente. E, se eu fizer, vou fazer para eles. Quando a gente homenageia alguém, assim como fiz com a minha mãe no Minha Mãe É uma Peça, e é legítimo, verdadeiro, com o coração e com amor, a gente homenageia sem querer milhões de outras pessoas. Tenho certeza de que se fizer um espetáculo lindo para os meus filhos, ele vai ser lindo para todos os filhos de amigos, fãs e outras pessoas. E vai acabar virando um espetáculo divertido e emocionante. Quero fazer uma peça linda para crianças, já tenho algumas ideias."
A crise na cultura do país
"Os responsáveis por órgãos como Ancine, que cuida do cinema, têm que representar os artistas. E, se os artistas não estão se sentindo representados, alguma coisa está errada. A gente tem que cuidar da nossa arte. Não só a arte mas também a educação são as responsáveis por formar o ser humano."
NÚMEROS DA FRANQUIA
Minha Mãe É Uma Peça - O Filme (2013)
4.600.146 milhões de ingressos vendidos
Minha Mãe É uma Peça 2 (2016)
9.234.363 milhões de ingressos vendidos
Fonte: Ancine