O Irlandês, produção de Martin Scorsese para o serviço de streaming Netflix, será o convidado de honra do Festival de Roma, com exibição marcada para 21 de outubro na capital italiana, informaram os organizadores nesta segunda (16). O longa reúne Robert De Niro e Al Pacino e será lançado oficialmente no festival de cinema de Nova York em 27 de setembro.
"É uma grande honra a participação do filme The Irishman no Festival de Roma (...) É o filme mais esperado do ano, com atores fora do comum", anunciou o diretor artístico do festival, Antonio Monda.
Inspirado no livro de Charles Brandt O Irlandês: os Crimes de Frank Sheeran a Serviço da Máfia, o ambicioso projeto de Scorsese, com um orçamento de US$ 100 milhões, começou em 2008 e, depois de muitos problemas, passou para as mãos do novo gigante do audiovisual.
O cineasta, com oito indicações ao Oscar de melhor diretor, fala do misterioso desaparecimento do líder sindical norte-americano Jimmy Hoffa, interpretado por Al Pacino, suspeito de ter sido morto pelo assassino da Máfia Frank "Irlandês" Sheeran, interpretado por Robert De Niro.
Como a história cobre um período de 30 anos, tanto De Niro quanto Pacino foram rejuvenescidos digitalmente para as cenas ambientadas no passado. Além da dupla, Scorsese reuniu no elenco outros colaboradores de longa data como Joe Pesci e Harvey Keitel, além de nomes mais jovens como Ray Romano e Bobby Cannavale, com quem o diretor fez a série Vinyl (2016)
O Festival de cinema de Roma celebra sua 14ª edição de 17 a 27 de outubro e também contará com a presença de Bill Murray, Ron Howard, Olivier Assayas e Bertrand Tavernier.