Vinyl, cuja primeira temporada se encerra neste domingo (às 23h, na HBO), parece uma série simples, com personagens fáceis de decifrar e um plot descomplicado. Mas não se engane: há excessos de todos os tipos na trama que acompanha a rotina de um cocainômano executivo da indústria musical dos anos 1970 (Bobby Cannavale). É o que atrapalha esta que tinha tudo para ser a grande série do ano – mas que, apesar disso, cumpre o papel de entreter e conduzir o espectador em uma viagem rica pela cultura pop daquela década.
Alice Cooper (Dustin Ingram), David Bowie (Noah Bean), John Lennon (Stephen Sullivan), Bob Marley (Leslie Kujo) e, sobretudo, Elvis Presley (Shawn Wayne Klush), este último naquele que foi o melhor episódio da primeira temporada: há diversas figuras icônicas, todas muito bem representadas em Vinyl. É mais do que divertido vê-los – é quase educativo, porque a encenação é tão boa que te leva para dentro de uma cena nada menos do que histórica.
Leia também:
"Vinyl" celebra afinada parceria entre cinema e música
Todas as críticas e notícias de cinema em ZH
O que não engrena são as relações familiares do protagonista (apesar da ótima atuação de Olivia Wilde, a Thirteen de House, como sua mulher) e uma espécie de extensão de seus dramas ao universo da máfia. É claro que uma produção do gênero capitaneada por Martin Scorsese, produtor-executivo da série junto a, entre outros, Mick Jagger, tem o seu apelo afetivo. Mas, em Vinyl, serve mais para tirar o foco daquilo que realmente interessa.
Curiosamente, a parte final da temporada, quando o crime cometido pelo protagonista se tornou parte fundamental no desenrolar da narrativa, vem constituindo seu melhor momento – ao menos até a exibição do último episódio. Isso porque o uso de cocaína arrefeceu, e ele é melhor (mais nuançado, capaz de agir a partir de uma lógica que envolve mais elementos) sóbrio. Mais ponderado e até responsável – mas não menos louco, porque este é um traço definidor de sua personalidade.
Resta saber o que foi preparado para este final de temporada – e qual expectativa será criada para a próxima.
VINYL
Último episódio da temporada.
Domingo, às 23h.
Na HBO.