O próximo filme de Martin Scorsese, O Irlandês, com a lendária dupla Robert De Niro e Al Pacino, ganhou data de lançamento nesta terça-feira (27). O longa estreia em algumas salas de Los Angeles e Nova York em 1 de novembro e em outras cidades dos Estados Unidos e do Reino Unido em 8 de novembro. A partir de 27 de novembro, ficará disponível no catálogo da Netflix, que o produz.
A estratégia da empresa de lançar O Irlandês em algumas salas é uma tentativa de combinar seus interesses comerciais com suas ambições pelo Oscar. Algumas figuras de Hollywood, como o diretor Steven Spielberg, pressionam para que os filmes feitos especialmente para plataformas de streaming não possam ser indicados à maior premiação do cinema.
Atualmente, as normas da Academia de Cinema dos Estados Unidos exigem a exibição durante ao menos sete dias na área de Los Angeles para uma produção poder concorrer ao Oscar.
A filmagem desse esperado longa-metragem sobre gângsteres custou 175 milhões de dólares. A superprodução é considerada mais uma aposta da Netflix para se posicionar na indústria cinematográfica tradicional, justamente enquanto defende seu modelo econômico que privilegia sua plataforma sobre as salas de cinema.