Em um dos maiores e mais tradicionais eventos do cinema no mundo — o Festival de Cannes —, um assunto diferente da sétima arte movimenta os bastidores neste ano: a grande final de Game of Thrones. Nos corredores do Grand Théâtre Lumière, a pergunta mais frequente que cineastas, jornalistas e executivos fazem é como assistir ao último episódio da série da HBO.
O derradeiro capítulo da saga, o sexto da oitava temporada, vai ao ar no domingo (19). Como a emissora ainda não tem planos de fazer uma exibição especial durante a mostra, participantes estão organizando sessões particulares nos quartos de hotel — na França, o episódio é exibido durante a madrugada. No Brasil, começa às 22h.
Em 14 de maio de 1998, algo parecido aconteceu. Para o episódio final da série Seinfeld, encerrada na nona temporada, foi produzida uma sessão disputadíssima no pavilhão norte-americano em Cannes. O organizador? Harvey Weinstein, ainda benquisto à época — mas persona non grata desde o escândalo que deu início ao movimento #MeToo.