Os finalistas da sexta edição do Prêmio Platino, que consagra as melhores produções cinematográficas ibero-americanas do último ano, foram anunciados em um evento no Hotel Roosevelt de Los Angeles, na semana passada. Ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro, o filme mexicano Roma, do cineasta Alfonso Cuarón, foi o mais lembrado, com nove indicações, incluindo a de melhor diretor. Em seguida, aparecem A Noite de 12 Anos e Pássaros de Verão, com seis, e a produção espanhola Campeones empatou com As Herdeiras, com cinco.
O prêmio de Melhor Filme Ibero-americano de Ficção é disputado por Campeones, A Noite de 12 anos, Pássaros de Verão e Roma. Já o troféu de Melhor Obra de Estreia em Ficção fica entre Carmen y Lola, La Familia, As Herdeiras e Viaje al Cuarto de Una Madre. Entre os brasileiros, o destaque ficou para O Grande Circo Místico, de Cacá Diegues, que concorre em duas categorias: Melhor Música Original (Chico Buarque e Edu Lobo) e Melhor Direção de Arte (Arthur Pinheiro).
Os vencedores serão conhecidos em 12 de maio em uma cerimônia no Teatro Gran Tlachco de Xcaret, na Riviera Maya, no México.