No último domingo (6), o Globo de Ouro consagrou Bohemian Rhapsody, a cinebiografia de Freddie Mercury, como o grande vencedor da noite. O longa levou o prêmio de Melhor Filme de Drama e de Melhor Ator, para Rami Malek, que interpretou o líder do Queen.
Mas este não é o único drama biográfico em alta no momento: a RBS TV estreia, na noite desta terça-feira (8), as minisséries Elis, sobre a cantora gaúcha, e 10 Segundos Para Vencer, sobre o pugilista Éder Jofre. Com quatro episódios, os programas vão ao ar até sexta-feira (11), logo após O Sétimo Guardião. Além disso, todo o material está disponível no Globoplay.
A seguir, veja uma lista de cinebiografias imperdíveis de artistas, atletas e personalidades que marcaram época, e onde assisti-las.
Elis: Viver é Melhor Que Sonhar
Lançado nos cinemas em novembro de 2016, a cinebiografia Elis foi transformada em uma minissérie com quatro capítulos, que será exibida a partir desta terça-feira (8), às 22h15min, na RBS TV. O conteúdo também continuará disponível no Globoplay, a plataforma de streaming da emissora.
Dirigida por Hugo Prata, a produção ganhou corpo com a inclusão de novas cenas e imagens documentais da cantora gaúcha Elis Regina (1945–1982), vivida mais uma vez por Andreia Horta, que já recebeu um Kikito de melhor atriz no Festival de Gramado pelo papel.
Onde assistir: RBS TV; Globoplay
10 Segundos Para Vencer
Outro longa que estreia como minissérie nesta terça-feira, a partir das 23h na tela da RBS TV, é 10 Segundos Para Vencer. Divulgada nos cinemas em setembro de 2018, a produção de José Alvarenga Júnior conta a trajetória do pugilista Éder Jofre, interpretado por Daniel de Oliveira.
Conhecido como Galinho de Ouro, o lutador se tornou campeão mundial na categoria peso galo em 1961, nos Estados Unidos. Até 1965, ele venceu todas as lutas por nocaute e manteve o título. Em 1966, contudo, Éder decidiu se afastar do esporte, uma tradição em sua família. A interrupção não durou muito e em 1970 ele voltou na categoria de peso-pena, na qual venceu todos os 25 combates que enfrentou e conquistou o título de bicampeão mundial, em 1973, aos 37 anos.
Onde assistir: RBS TV; Globoplay
Bohemian Rhapsody
Com uma bilheteria mundial de mais de 500 milhões de dólares, o sucesso do longa que narra a trajetória do líder do Queen é inegável. O filme volta às origens de Farrokh Bulsara, jovem da Tanzânia que passa a se chamar Freddie Mercury (Rami Malek) depois de ser descoberto pelo guitarrista Brian May e o baterista Roger Taylor, e conta sua trajetória até meados dos anos 1980.
Mas a produção não foi querida apenas pelo público. No último domingo (6), o longa foi consagrado como o grande vencedor do Globo de Ouro 2019, que elegeu Rami Malek melhor ator em drama e a produção como melhor filme de drama da temporada.
Onde assistir: GNC Moinhos (quarta, 9/01); GNC Praia de Belas (sábado, 12/01)
Com Amor, Van Gogh
Indicada ao Oscar de melhor filme de animação, a cinebiografia traz os traços do artista para a tela, enquanto revela a trajetória errante do pintor holandês. A história é contada um ano após o suicídio de Van Gogh, quando uma carta dele para o irmão Theo é encontrada por um de seus amigos, que decide entregar pessoalmente a correspondência. Em busca da família do artista, contudo, ele descobrirá muito mais sobre a vida de Vincent.
Onde assistir: Netflix
Frida
Indicado em cinco categorias do Oscar, incluindo de melhor atriz para Salma Hayek, que dá vida a Frida Kahlo na tela. O longa de Julie Taymor mostra a vida da artista, uma das mais importantes do México, assim como o seu casamento com Diego Rivera (Alfred Molina), com quem ela compartilhava opiniões políticas radicais, a paixão e trabalho. Além disso, o filme mostra seu envolvimento com o político Leon Trostky (Geoffrey Rush), além de várias outras mulheres.
Onde assistir: Netflix
Mary Shelley
A história de uma das grandes escritores de ficção científica, autora do clássico Frankenstein, é traçada pelo filme de Haifaa al-Mansour, escrito por Emma Jensen. O enredo mostra o relacionamento de Mary Shelley, aos 17 anos, com o poeta Percy Bysshe Shelley, que a inspirou a escrever seu livro de maior sucesso.
Onde assistir: Netflix
O Jovem Karl Marx
Revoluções foram realizadas em seu nome, para o bem e para mal, e seu espectro parece ainda rondar os cinco continentes. Nesta produção, a juventude de Karl Marx (August Diehl) é mostrada ao lado de Friedrich Engels (Stefan Konarske) e Jenny Marx (Vicky Krieps), entre Paris, Bruxelas e Londres. Em meio à censura, greves e agitação política da metade do século 19, os três lideraram uma completa transformação política e social do mundo.
Onde assistir: Now; Telecine Play
Snowden: Herói ou Traidor
Edward Snowden adicionou um novo capítulo à história da privacidade na internet ao entregar documentos secretos dos Estados Unidos para jornalistas, em 2013, após descobrir que o governo norte-americano estava espionando seus próprios cidadãos, de forma indiscriminada. Joseph Gordon-Levitt interpreta o ex-agente da Agência de Segurança Nacional (NSA), no filme de Oliver Stone.
Onde assistir: Now; Telecine Play