Na noite deste domingo (19), foram conhecidos os primeiros vencedores do 46º Festival de Cinema de Gramado. Dirigido por Thais Fernandes, Um Corpo Feminino foi o grande vencedor da mostra gaúcha de curtas-metragens ao conquistar o prêmio de melhor filme. Os troféus Assembleia Legislativa foram entregues no palco nobre do evento, o Palácio dos Festivais.
Sem Abrigo foi o curta que mais arrecadou prêmios, vencendo em 4 das 12 categorias (veja abaixo) – onze troféus Assembleia Legislativa e o prêmio da crítica especializada. O curta de Leonardo Rennor recebeu prêmios de júri da crítica, melhor atriz (Rejane Arruda), melhor fotografia e melhor montagem.
Ao todo, foram distribuídos R$ 48 mil em dinheiro aos vencedores. O melhor filme recebe ainda um crédito de R$ 10 mil para utilizar em locação de equipamentos da Naymar.
Os cinco jurados (o jornalista Hermes Leal, o produtor Julio Uchoa, a atriz Lu Grimaldi, a diretora de arte Maíra Carvalho e o crítico de cinema Rafael Carvalho) tiveram a incumbência de escolher os melhores entre as 20 produções exibidas no turno da tarde ao longo do último final de semana, no Palácio dos Festivais.
Veja a lista de premiados:
Melhor produção executiva: Rafael Duarte e Taísa Ennes, por Mulher Ltda
Melhor edição de som: Guilherme Cássio, por Abismo
Melhor música: Jonts Ferreira, por Nós Montanha
Melhor direção de arte: Taísa Ennes, por Mulher Ltda
Melhor montagem: Germano de Oliveira, Sem Abrigo
Melhor fotografia: Marco Antônio Nunes, por Sem Abrigo
Melhor roteiro: Thais Fernandes, Um Corpo Feminino
Melhor atriz: Rejane Arruda, por Sem Abrigo
Melhor ator: Sirmar Antunes e Clemente Vascaíno, por Grito
Júri da crítica: Sem Abrigo, de Leonardo Rennor
Melhor direção: Henrique Lahude, por Fè Mye Talè
Melhor filme: Um Corpo Feminino, de Thais Fernandes
Menção honrosa: Formidável Fabriqueta de Sonhos Menina Betina, de Tiago Ribeiro