A trajetória de 17 prêmios internacionais que o longa chileno Uma Mulher Fantástica começou com três troféus no Festival de Berlim, no começo do ano passado, e que teve como ponto de consagração máxima o Oscar de melhor filme estrangeiro em março agora, somou mais um relevante triunfo na noite deste domingo (29). A produção dirigida por Sebástian Lelio e estrelada pela cantora e atriz trans Daniela Vega foi a grande vencedora da 5ª edição do Prêmio Platino do Cinema Ibero-Americano, realizada na Riviera Maia, no México.
Outro destaque da premiação foi o longa argentino Zama, de Lucrecia Martel, com coprodução e parte da equipe brasileira, laureado com três. Renata Pinheiro, vencedora na categoria direção de arte com o longa argentino, encerrou seu discurso com um “Lula Livre”, sob aplausos de parte da plateia ciente da realidade do país que faz figuração na festa latina como um estranho no ninho. Ao receber o prêmio de melhor fotografia representando o português Rui Poças, Vania Catani, produtora brasileira de Zama, disse:
— Vou falar em português porque o Brasil também faz parte do cinema ibero-americano, somos latino-americanos.
Em uma festa que emulou os recursos de Oscar de combinar grandiosidade com graça do mestre de cerimônias, o cineasta superstar mexicano Eugenio Derbez, a entrega dos Prêmio Platino apresentou como diferencial, o anúncio conjunto de indicados nas categorias de atuação, alternando nomes de atores e atrizes, com todos juntos no palco.
Seguindo o tom militante de todas as suas declarações ao longo do evento, no qual recebeu, da imprensa e do público tratamento de diva, e simbolizando essa iniciativa da organização do prêmio, Daniela Vega discursou ao anunciar, com o ator argentino Ernesto Alterio, os prêmios de atuação em série ou telefilme:
— Parece que manifestar-se pelos direitos das mulheres se tornou uma charmosa moda. Mas vamos deixar claro esta noite. Esta não é uma novidade transitória, é uma reivindicação que demonstra maturidade da sociedade e um grande salto para a liberdade, e não apenas a liberdade de falar e reivindicar. Liberdade é ter mais opções e mais liberdades para as mulheres. Quero que vocês aplaudam as mulheres ibero-americanas que estão nos vendo, para que saibam que não estão sozinhas, um aplauso que mostre alto e claro que lutaremos a partir do cinema para alcançarmos a igualdade.
Ao entrar no palco para esse prêmio, Daniela levou um tombo na escadaria do cenário. Quando voltou para erguer a estatueta de melhor atriz, a artista tirou de letra o incidente.
— Caí muitas vezes na minha vida, e sempre me levantei. Convido vocês a experimentar a humanidade e a se levantar pelos direitos das mulheres, pelos direitos humanos, pela igualdade — discursou, sob a ovação da plateia presente do teatro Gran Tlachco, construção dentro do parque ecoturístico Xcaret.
Uma Mulher Fantástica soma-se a lista de grandes ganhadores do Prêmio Platino, todos eles títulos com importante trajetória internacional: Cidadão Ilustre (Argentina), O Abraço da Serpente (Colômbia), Relatos Selvagens (Argentina) e Gloria (Chile), também dirigido por Sebástian Lelio, que acaba de ser refilmado nos EUA, com Julianne Moore no papel título.
Os vencedores
- Melhor filme - Uma Mulher Fantástica (Chile)
- Direção - Sebastián Lelio (Uma Mulher Fantástica)
- Atriz – Daniela Veja (Uma Mulher Fantástica)
- Ator – Oscar Castro (Los Perros, Chile)
- Melhor primeiro filme – Verão 1993, de Carla Simón (Espanha)
- Roteiro – Uma Mulher Fantástica
- Animação – As Aventuras de Tadeo 2, de David Alonso e Enrique Gato (Espanha)
- Montagem – Uma Mulher Fantástica
- Fotografia – Zama (Argentina)
- Direção de arte – Zama
- Edição de som – Zama
- Trilha – A Cordilheira (Argentina)
- Prêmio Educação em Valores – Handia (Espanha)
- Documentário – Muchos Hijos, un Mono e un Castillo (Espanha)
- Série ou telefilme – El Ministerio del Tiempo (Espanha)
- Atriz de série ou telefilme – Blanca Suárez (As Telefonistas, Espanha)
- Ator de série ou telefilme – Julio Chávez (El Ministerio del Tiempo)
* O jornalista viajou a convite do Prêmio Platino de Cinema Ibero-Americano