10 filmes brasileiros
O cinema brasileiro cresce a cada ano. Estimativas da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e da empresa Filme B dão conta de que o número de longas nacionais a chegarem às salas de exibição em 2017 ultrapasse os 140. A grande maioria ocupou espaços discretos nesse circuito, mas, mesmo entre estes, houve filmes premiados em festivais e dignos de elogios da crítica – internacional, inclusive.
A quantidade de coproduções com outros países merece destaque. Mas, para a elaboração da lista abaixo, de 10 títulos que estrearam no circuito em 2017, foram considerados apenas os filmes que tenham sido dirigidos por brasileiros e que contem com investimento majoritariamente nacional. Faltou espaço para vários bons títulos. O que já dá um indício do nível da seleção. Confira:
A Cidade Onde Envelheço, de Marília Rocha
Bingo: O Rei das Manhãs, de Daniel Rezende
Era o Hotel Cambridge, de Eliana Caffé
Gabriel e a Montanha, de Fellipe Barbosa
Guerra do Paraguay, de Luiz Rosemberg
Jonas e o Circo Sem Lona, de Paula Gomes
Martírio, de Vincent Carelli
No Intenso Agora, de João Moreira Salles
Vazante, de Daniela Thomas
Um Filme de Cinema, de Walter Carvalho
5 filmes gaúchos
O cinema gaúcho também teve um ano prolífico em se tratando da produção de longas-metragens. Premiados e exibidos com destaque em festivais, Cidades Fantasmas, Mulher do Pai, Rifle, Quem É Primavera das Neves e Central, o Filme despontam em meio a uma produção que teve ainda outros títulos lançados. Alguns não chegaram ao circuito comercial, outros, igualmente premiados, como Yoñlu, de Hique Montanari, ficaram para 2018. Confira a lista de filmes que estrearam em 2017 e clique aqui para ler a reportagem que ZH publicou sobre a pujança cinematográfica do Estado no ano que está terminando.