Após ter vivido o farroupilha Afonso Corte Real na minissérie A Casa das Sete Mulheres (2003), o ator Murilo Rosa volta a atuar em uma produção de época ambientada no Rio Grande do Sul. Ele será o protagonista de A Cabeça de Gumercindo Saraiva, filme dirigido por Tabajara Ruas, que adapta para o cinema seu livro lançado em 1997. A trama se passa durante a Revolução Federalista (1893-1895), na qual dois grupos políticos disputavam o poder no Rio Grande do Sul: maragatos e chimangos. No longa, a guerra recebe um olhar "estrangeiro" do paulista Major Ramiro, personagem de Murilo.
– Ele se assusta com tanta barbárie, com tantas degolas. Então, recebe uma missão terrível: levar a cabeça de Gumercindo Saraiva até Porto Alegre. São três ou quatro dias a cavalo, e o filme se passa exatamente nessa jornada. No caminho, acontecem coisas interessantíssimas, assustadoras e profundas no pampa gaúcho – explica Murilo.
Para o ator, a paisagem do Estado protagoniza o filme.
– Nós fomos para São Francisco de Paula, Canela, Gravataí, Cambará do Sul e Missões, além da Capital. O longa se passa 80% nessa natureza deslumbrante. Quem é do Sul vai se identificar porque conhece. Para quem é de outro planeta, vai ficar encantado – garante.
Murilo já havia trabalhado com Tabajara em A Casa das Sete Mulheres, na qual o diretor foi consultor especial.
– Há 15 anos estávamos em um "namoro" para fazer alguma coisa juntos. Tem sido uma delícia trabalhar com ele. Tabajara é um cavalheiro, um cara educadíssimo e culto – destaca.
Para o ator, A Cabeça de Gumercindo Saraiva é um filme que sai do regional e vai para outro universo.
– Se você assistir na Itália ou nos Estados Unidos, vai se identificar. Essa cabeça que Ramiro carrega talvez seja a cabeça de todos nós, que sofremos algum tipo de injustiça – aponta. – Vamos quebrar alguns rótulos que colocaram nos maragatos e republicanos, mostrando um outro lado dessa história – completa.
Rodado desde outubro, as filmagens de A Cabeça de Gumercindo Saraiva devem ser encerradas na próxima semana. O longa deve ser lançado em 2018.
Carma de época
A próxima novela de Murilo será Orgulho e Paixão, próxima novela das 18h prevista para estrear em 2018, no lugar de Tempo de Amar. Ambientado na década de 1920, o novo folhetim trará mais um papel de época para o ator – que participou de produções como O Cravo e A Rosa e A Padroeira.
– Já fiz tantos trabalhos de época, acho que isso é um carma que eu tenho – brinca.