Como já é tradição em época de Feira do Livro, o Santander Cultural (Rua Sete de Setembro, 1.028) integra-se às atividades na Praça da Alfândega apresentando de quinta-feira (1º) a 19 de novembro uma programação com entrada franca – serão distribuídas senhas 30 minutos antes de cada sessão.
Neste ano, a programação do Cine Santander destaca produções internacionais em três faixas de horário. Às 15h, serão exibidos cinco longas-metragens de Israel que abordam temas como a situação prisional, o papel da mulher na sociedade israelense e a busca por justiça. Às 17h, destaque para o cinema argentino contemporâneo, com oito títulos em diferentes gêneros: documentário, terror, fantasia, drama e policial. Já nas sessões das 19h estão filmes produzidos em países nórdicos homenageados na 63ª Feira do Livro: são dois longas noruegueses e cinco suecos baseados em obras literárias de sucesso.
Veja, no quadro ao lado, a programação até domingo. Nas próximas semanas, também serão exibidas, em sessões únicas, produções francesas em razão dos 40 anos da morte do poeta e roteirista Jacques Prévert (1900 – 1977): o celebrado longa de animação O Rei e o Pássaro, de Paul Grimault, e uma coletânea com 13 curtas de animação baseados em seus poemas.
Confira a programação até domingo
Quinta
15h – Raiva e Glória (Israel, 1984), de Avi Nesher. Documentário sobre o movimento de resistência judaica na Palestina em 1942, quando os britânicos ainda mantinham poder colonial sobre a região.
17h – Ressurreição (Argentina, 2015), de Gonzalo Calzada. Em 1871, jovem padre viaja para Buenos Aires em meio a uma epidemia de febre amarela e presencia estranhos acontecimentos.
19h – Astrid (Suécia, 2015),de Kristina Lindström. Documentário sobre a escritora best-seller Astrid Lindgren, ativista contra a guerra, o racismo e a energia nuclear.
Sexta-feira
15h – Bruriah (Israel, 2008), de Avraham Kushnir. Mulher judia busca pela última cópia de um controverso livro escrito por seu pai.
17h – Procurando Tita (Argentina, 2016), de Teresa Costantini. Documentário sobre Tita Merello (1904 – 2002), singular cantora e atriz argentina que encarnou o tango humorístico com muita expressividade.
19h – O Círculo (Suécia, 2015), de Levan Akin. Certa noite, quando a lua aparece vermelha no céu, seis adolescentes se encontram em um parque abandonado atraídas por um poder misterioso.
Sábado
15h – A Final da Copa (Israel, 1991), de Eran Riklis. Soldado israelense feito refém por palestinos no Líbano tem em comum com seus captores a paixão pelo futebol.
17h – Viemos de Longe (Argentina, 2012), de Ricardo Pitterbarg. Documentário sobre artistas que se uniram para formar um grupo de teatro comunitário que encena a chegada à Argentina dos imigrantes no início do século 20.
19h – Um Jogo Sério (Suécia, 2016), de Pernilla August. Jovens apaixonados sonham com um amor puro e imaculado, o que lhes exige um sacrifício maior do que podiam imaginar.
Domingo
15h – Além das Fronteiras (Israel, 1984), de Uri Barbash. Na prisão central de Israel, policiais corruptos fomentam o ódio entre prisioneiros judeus e árabes.
17h – Abzurdah (Argentina, 2015), de Daniela Goggi. Adaptação do romance autobiográfico de Cielo Latini, sobre adolescente que encontra na internet uma válvula de escape para as pressões escolares.
19h – O Centenário que Saiu Pela Janela e Desapareceu (Suécia, 2013), de Felix Herngren. Homem começa uma viagem inesperada envolvendo vários assassinatos.