Integrando a mostra competitiva brasileira do 45º Festival de Cinema de Gramado, o longa As Duas Irenes foi exibido, neste domingo (20), no Palácio dos Festivais. Na trama, uma adolescente de 13 anos, Irene (Priscila Bittencourt), descobre que seu pai (Marco Ricca) tem outra uma filha fora do casamento – vivida por Isabela Torres. Além disso, sua irmã paterna tem a mesma idade e o mesmo nome dela.
Exibido no Festival de Berlim este ano, o filme marca a estreia de Fabio Meira na direção.
Leia também:
Como Nossos Pais, de Laís Bodanzky, empolga público no primeiro final de semana
Leia todas as notícias do Festival de Cinema de Gramado
– Tem sido uma emoção muito forte. Além da Alemanha, o filme passou por festivais no México, Uruguai e Estados Unidos. Agora está aqui em Gramado. É como se tudo que aconteceu antes tivesse sido uma prévia para essa estreia no Brasil – disse o cineasta no tapete vermelho em direção ao Palácio dos Festivais.
De acordo com Fabio, que também assina o roteiro do longa, As Duas Irenes tem inspiração em fatos reais.
– O ponto de partida do filme é uma história familiar. Tem uma cena no filme que 16 anos atrás foi a cena que me inspirou. É aquela história que ficou guardada tanto tempo esperando a hora de ser contada – relata o cineasta.
Presente na estreia estava uma das Irenes, Isabela Torres – Priscila, que conduz o filme, mora nos Estados Unidos e não pode comparecer. Antes da exibição do longa, a jovem de 18 anos contou que o filme foi sua primeira experiência como atriz.
– Foi uma delícia! Fabio não deixou a gente ler os roteiros, então tivemos que fazer uns improvisos. Nos adaptamos totalmente aos personagens. Eu era muito tímida, e isso me ajudou bastante. Hoje em dia consigo falar mais em público, me soltei bastante – destacou Isabela, que depois de atuar no filme, passou a se dedicar a formação de atriz e a fazer um curso de teatro em São Paulo.
Para Marco Ricca, que vive o pai das Irenes, as duas atrizes foram um achado de Fabio Meira.
– São meninas espetaculares que seguiram a carreira. Isso que é lindo. Aquilo foi um start para a vida de duas jovens que todos nós vamos ouvir falar muito delas ainda – garante Ricca.
Do elenco de As Duas Irenes, passaram também pelo tapete vermelho nomes como Inês Peixoto, Maju Souza e Suzana Ribeiro.
As Duas Irenes estreia no cinema brasileiro no dia 14 de setembro.