Rainha de Katwe leva ao cinema a história real de Phiona Mutesi, jovem africana que tornou-se uma campeã de xadrez. Com direção de Mira Nair, cineasta indiana radicada nos EUA, a produção destaca a jornada de perseverança de Phiona (vivida pela estreante Madina Nalwanga), nascida na periferia de Kampala, capital da Uganda.
Criada em um ambiente de extrema pobreza com os irmãos pela mãe viúva, Nakku Harriet (Lupita Nyong'o, ganhadora do Oscar de atriz coadjuvante por 12 anos de escravidão), Phiona vê seu destino tomar um novo rumo quando, aos nove anos, conhece Robert Katende (David Oyelowo, de Selma), missionário apaixonado por xadrez que mantém um programa social incentivando jovens à prática de esportes.
Leia também
Novo filme de Scorsese, "Silence" tem trailer divulgado
"Eu queria ocupar Elis", diz Andréia Horta, que interpreta a cantora em cinebiografia
Sem frequentar a escola, Phiona mostra um peculiar talento para movimentar as peças do jogo estratégico e torna-se um fenômeno do tabuleiro com reconhecimento internacional. A história da enxadrista africana chamou a atenção do jornalista esportivo americano Tim Crothers, que fez dela tema de uma reportagem e do livro Rainha de Katwe, lançado em 2012.