Vencedora de um Globo de Ouro pela série A sete palmos, além de ter sido indicada ao Oscar pelo filme Hilary & Jackie, a atriz australiana Rachel Griffiths desembarcou em Gramado no último domingo. Ela visitou a serra gaúcha para apresentar o filme Mammal, exibido nesta segunda-feira na programação paralela do 44º Festival de Cinema de Gramado, uma parceria com o Festival de Sundance – maior evento do cinema independente dos EUA.
Dirigido por Rebecca Daly, Mammal é um drama independente protagonizado por Rachel. Na trama, ela vive Margaret, uma mulher divorciada atormentada pela morte de seu filho adolescente e que mantém uma relação heterodoxa com um jovem desabrigado.
– Não é um filme fácil para a audiência. De várias maneiras, a personagem é limitada em sua introspecção. Eu já fiz papeis que eram bem seguros, que falavam bastante sobre seus sentimentos. Mas Margaret é bastante mutilada emocionalmente, o que foi desafiador. Ela não reflete muito sobre as suas escolhas de vida – explica a atriz australiana.
Desde domingo em Gramado, a Rachel comenta que sofreu um choque cultura ao chegar ao município.
– Eu não estava esperando que a minha primeira vez no Brasil seria tão "Bavária" – diverte-se a atriz de 47 anos, referindo-se a arquitetura da cidade.
Casada com o artista visual Andrew Taylor com quem tem três filhos, Rachel voltou a morar na Austrália este ano para focar trabalhar em projetos realizados por ela mesma.
– Trabalhei na televisão durante 10 anos e fiz o mesmo personagem durante cinco. Então, quero interpretar diferentes papeis. Quero explorar personagens que ainda não fiz – ressalta a atriz.
Um desses projetos será dirigir a adaptação da autobiografia de Michelle Payne, uma jockey australiana que foi a primeira a vencer a Melbourne Cup, evento tradicional de turfe do país.
– Ela é uma atleta maravilhosa e inspiradora. Quando Michelle venceu o campeonato, todas as mulheres australianas ficaram emocionadas com a sua resiliência e resistência porque o mundo do turfe é muito chauvinista e masculino. E ela se manteve firme na corrida – empolga-se Rachel.