Aquarius, segundo longa-metragem de ficção do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho (de O som ao redor), estreia no dia 1º de setembro no Brasil. Nesta segunda-feira, foi divulgado o trailer do filme, que teve sua estreia mundial na França, em maio, competindo pela Palma de Ouro no Festival de Cannes. Na semana passada, Aquarius ganhou o prêmio de melhor filme no Festival de Cinema de Sydney, na Austrália.
Sonia Braga interpreta a protagonista do longa, Clara, escritora e jornalista aposentada que moradora do edifício Aquarius, último de estilo antigo na beira- mar do bairro de Boa Viagem, em Recife. O imóvel é alvo do interesse de construtoras, que assediam Clara para que venda o imóvel, a ser demolido para a construção de um novo empreendimento imobiliário – a descaracterização da orla urbana de Recife por conta da especulação imobiliária foi um tema abordado por Mendonça também em O Som ao redor.
Durante a passagem pelo Festival de Cannes, onde o filme foi muito bem recebido pelos críticos, Mendonça, Sonia e integrantes da equipe e do elenco protestaram contra o processo político que afastou provisoriamente a presidente Dilma Rousseff do governo do Brasil – em cartazes e entrevistas, denunciaram ter ocorrido no país um golpe de Estado.