Pela primeira vez, o cineasta Tim Burton exibe uma ilustração de sua autoria em um prédio. E, para a sorte dos brasileiros, o local escolhido para fazer a exibição foi a cidade de São Paulo. O mural está em fase de finalização no paredão lateral do edifício-garagem Parque 25, na região da 25 de Março, mas já pode ser observado em sua totalidade por quem passa pelo local. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
A obra consiste em um enorme robô metálico, de olhos fundos e esbugalhados, como os que normalmente estampam o rosto dos personagens de Burton. Os braços do homem de lata travam uma luta contra um monstro de lábios grossos e vermelhos, que escondem uma fileira de dentes pontiagudos. O visual segue a paleta de cores e o estilo melancólico e fantasioso observado em trabalhos do cineasta.
A execução do Mural Tim Burton ficou a cargo da artista plástica paulistana Luna Buschinelli. Ela vê sua obra muito influenciada pela melancolia e a inventividade das criações do cineasta, e acha que, justamente por isso, acabou sendo escolhida a dedo para a empreitada.
A intervenção antecipa uma mostra dedicada a Burton, que vai ter desenhos, pinturas e outros de seus trabalhos no parque Ibirapuera, a partir de maio de 2022. O cineasta já esteve no Brasil há cinco anos, quando veio inaugurar a mostra O Mundo de Tim Burton, uma retrospectiva de sua carreira que foi sucesso de público no Museu da Imagem e do Som. No país, conheceu Zé do Caixão, acompanhou os desfiles das escolas de samba durante o Carnaval e tirou fotos com banhistas na praia, onde foi clicado de camisa, todo molhado e em poses teatrais.
Ao saber que a rua onde o edifício está localizado, a 25 de Março, é cheia de lojinhas nas quais não é difícil encontrar os personagens de seus filmes em estampas de camisetas, chaveiros e outras bugigangas, Tim Burton se mostrou animado com a ideia de caminhar pela região.
— Eu amo esse tipo de lugar, e amo ver a minha arte sendo usada e interpretada de formas diferentes pelas pessoas. Eu mal posso esperar para caminhar por essas ruas. Eu espero que essa visita ao Brasil me inspire, porque, enquanto artista, a energia do seu país, das pessoas, me empolga muito. É ótimo poder voltar — destacou.