A cartunista Laerte Coutinho foi internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Instituto do Coração (InCor), em São Paulo, nesta segunda-feira (25), após testar positivo para covid-19 na última semana. Aos 69 anos, a artista faz parte do grupo de risco da doença.
As informações foram compartilhadas pelo filho de Laerte, o também quadrinista Rafael Coutinho, em suas redes sociais: "Escrevo aqui em nome da família, para atualizá-los sobre a atual condição de saúde dela. Como muitos já sabem, Laerte está internada com covid desde o dia 21 de janeiro, no INCor. Está sendo supervisionada pelo dr. Ubiratan Paula Silva. A condição piorou lentamente, e ela foi internada na UTI na noite passada. O estado ainda não é grave, mas requer cuidados mais rigorosos".
Segundo Rafael, ela deve seguir no hospital por pelo menos mais uma semana, mas a expectativa é de que seu quadro melhore. "Agradecemos a todes que mandaram mensagens de apoio e carinho, se disponibilizando a ajudar das formas mais variadas. Obrigada, em nome da Laerte, é muito bonito demais ver o amor de todes pelo meu pai", concluiu.
Na sexta-feira (22), a própria cartunista revelou que testou positivo para o coronavírus. À época, ela fez questão de tranquilizar os seguidores afirmando que seu quadro estava evoluindo bem: "'Gentes queridas' - peguei covid. 'Tou' sob bons cuidados e a evolução está satisfatória", escreveu. "Fico grata pelas emanações e preocupações! Vocês, máscaras, mãos lavadas e o possível de isolamento", completou, lembrando as medidas preventivas que ajudam a desacelerar a pandemia.
Um dos principais nomes do humor nacional, Laerte recebeu o carinho de outras personalidades nacionais. O escritor Xico Sá desejou "saúde e um abraço forte", enquanto o cartunista André Dahmer enviou uma mensagem de "Melhoras, amor!".