Elas medem três metros de altura e estão posicionadas nos principais cartões-postais de Porto Alegre. Enquadrando cenários como Redenção, Parque Moinhos de Vento e orla do Guaíba, molduras gigantes foram instaladas pelos organizadores da 5ª Noite dos Museus – iniciada no último sábado (5), com a iluminação de centros culturais e shows transmitidos ao vivo – como parte da programação do evento, que este ano busca "mobilizar sem aglomerar".
Segundo os organizadores, a ideia é que as pessoas interajam com as molduras, fazendo fotos e compartilhando nas redes sociais. Feitas de aço e revestidas de madeira, as estruturas foram fixadas durante a última semana, em parceria com a prefeitura da Capital, e devem permanecer nos locais até o dia 3 de janeiro. Ao lado delas, uma placa explica o propósito da intervenção: "Convidamos você a enxergar as paisagens às vezes já corriqueiras com novos matizes, novos ângulos e novas narrativas".
Passeando de bicicleta pela Redenção com a filha, Uli, de oito anos, o analista de sistemas Luciano Zimmer, 47, fez questão de parar para registrar o momento. A dupla, que em 2019 foi à Praça da Alfândega aproveitar as atrações da Noite dos Museus, em 2020 leva de recordação a fotografia de um período bem diferente.
—Essa foi a nossa participação, tomando todos os cuidados. Com a moldura e a foto, nos sentimos parte do evento — afirma Zimmer.
De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), correalizadora do evento, a orientação é de que as pessoas que forem interagir com as molduras sigam os protocolos recomendados para outras atividades em parques e praças, como manter distanciamento e evitar aglomerações.
Confira os pontos da Capital onde estão as molduras:
- Parque Moinhos de Vento
- Parque Farroupilha
- Praça da Encol
- Praça da Alfândega
- Orla do Guaíba
- Orla de Ipanema
- Parque Marinha do Brasil
- Praça dos Açorianos